Voltar

Notícias

22
jan
2011
(GERAL)
IPEF inaugura novo viveiro florestal em Piracicaba
O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) inaugurou no último dia 17 sua nova unidade no bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP). A nova estrutura reservada ao Setor de Sementes e Mudas possui 620 metros quadrados, além de apresentar um amplo espaço conta com salas de administração e de vendas, expedição e câmaras frias e um moderno laboratório de análise e tecnologia de sementes e mudas foi estruturado e inclui uma sala de cultura de tecidos.

Segundo o IPEF, foram 17 meses de obras até que a nova unidade fosse concretizada. A área de 40 hectares foi recebida em comodato com a Fibria (Unidade Piracicaba), em julho de 2006, e está localizada próxima à Esalq.

A unidade Monte Alegre possui 32 hectares reservados à Área de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). A International Paper ofertou também ao Instituto materiais para o novo viveiro, que impulsionaram a produção em grande escala das mudas. Com a implantação do novo viveiro, 15 pessoas foram contratadas para as atividades de pré-plantio, poda e plantio, crescimento e expedição. Os colaboradores passaram por treinamento e trabalham para garantir a produção das mudas clonais de eucalipto.

Segundo Israel Vieira, Coordenador Técnico do Setor de Sementes e Mudas do IPEF, o instituto está muito otimista com a nova área. “Este espaço tem uma nova estrutura, com novos laboratórios, mais ampla, facilitando assim com as pesquisas e análises no campo de sementes e mudas. Esperamos poder contribuir mais com o meio ambiente investindo em áreas como essas” – disse.

O novo espaço implantado está em funcionamento desde o mês de agosto e atualmente já produz cerca de mês 350 mil mudas clonais de eucalipto. Instalado em uma área de 9 mil metros quadrados, sua capacidade de produção é de 600 mil mudas ao mês, sendo voltado para plantios de eucalipto, pinus e essências nativas. Até o fim do ano é previsto de se chegar produção de um milhão de mudas por mês. Contratos para a aquisição das mudas “baby-clone” semi-prontas, para usos múltiplos, já foram estabelecidos, alguns com vínculo até o final do primeiro semestre de 2011.

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais foi criado em 1968. É uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.

Fonte: Celulose Online

Sindimadeira_rs ITTO