Voltar

Notícias

21
jan
2011
(MADEIRA E PRODUTOS)
Conheça a Madeira Plástica e Ecológica
Um tipo de madeira plástica com características visuais e mecânicas similares às da madeira convencional, mas com os benefícios físico-químicos do plástico, tem chamado a atenção dos profissionais da área de Design e Paisagismo. “O material é reciclável, desde a origem e o descarte do produto também pode ser reincorporado à linha de produção”, destaca a Técnica Paisagista, Designer de Exteriores e professora do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) Wanda Coelho, adepta do paisagismo sustentável.
As alunas do curso de Design de Interiores Ana Claudia Starosta, Annelise Michels e Cassiana Faria realizaram um projeto de estande para apresentar a madeira plástica. As designers explicam que o material substitui a madeira convencional e ainda é possível serrar, cortar, pregar, parafusar e trabalhar usando as mesmas ferramentas e máquinas da madeira convencional, com ganhos funcionais, de acabamento e de sustentabilidade ambiental. “Por isso acaba representando um maior custo-benefício”, ressalta Ana Cláudia.
Elas explicam ainda que o material também pode ser aplicado com alto padrão de acabamento em decks para piscina e varanda, rodapés, bancos para praça e jardins, acabamentos externos, entre outros.
Em tempos em que a sustentabilidade é um fator importante levado em conta na hora de realizar uma obra, surgem cada vez mais no mercado novos produtos que possam suprir essa demanda. No paisagismo residencial Wanda, adotou o novo material e já testou em um projeto de revestimento externo, local ideal para aplicação das ripas de deck. “Ainda estou implementando o revestimento em torno de uma piscina, mas dá para notar que ele ganha outro charme e aconchego com aplicação deste material”, destaca.

A profissional explica que o alto investimento do produto é justificado levando-se em conta o custo zero em manutenção da madeira ecológica, pois não leva nenhum tipo de selante, verniz ou acabamento nem dá manutenção ao longo do tempo. Por isto a durabilidade é muito grande, muito maior do que a da própria madeira de lei tratada. "Este, a meu ver, é sem dúvida a maior praticidade e economia do produto. Tudo isso é claro se for uma madeira plástica de qualidade, existem níveis de qualidade diferentes nas marcas disponíveis no mercado”, afirma.

De acordo com a professora o CEPDAP tem proposto aos alunos que desenvolvam projetos explorando os materiais que se encaixam nesse perfil. “Os alunos precisam estar atentos e em contato com modernas tecnologias que geram novos materiais que preguem a conservação ambiental, como por exemplo, a utilização de energias alternativas, reciclagem de materiais e produtos biodegradáveis”, destaca.

O CEPDAP oferece um Curso Técnico em Paisagismo com o intuito de formar e atualizar alunos com preocupação ecológica. As matrículas estão abertas. Mais informações pelo site http://www.cepdap.com.br/cursos/noticia.asp?id=436 ou pelo telefone (41) 3029-4044.

Perfil CEPDAP
O CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) possui onze anos de experiência na área de ensino. A empresa tem como objetivo qualificar profissionais diferenciados e competentes, oferecendo cursos que atendam as necessidades atuais do mercado. A instituição é reconhecida pela Secretaria do Estado de Educação, cadastrada no Ministério da Educação (MEC) e regulamentada pelos órgãos de classes como Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) e do Convention Bureau. O CEPDAP trabalha com cursos nas áreas de Design de Interiores, Paisagismo, Eventos, Gestão Desportiva, além de Marketing e Comunicação. Mais informações no site www.cepdap.com.br

Fonte: Talk Assessoria de Comunicação

Sindimadeira_rs ITTO