Voltar

Notícias

03
jan
2011
(COMÉRCIO EXTERIOR)
Missões técnicas contribuem para o aumento das exportações
Em 2010 pelo menos 300 empresários foram beneficiados pelas Missões Técnicas promovidas pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras entidades. O objetivo destas missões que são realizadas há alguns anos é abrir novos mercados e dar a oportunidades aos empresários mato-grossenses de buscar idéias inovadoras para incrementar a economia do Estado.

Este ano 14 missões técnicas foram realizadas. Os destinos foram os mais variados, incluindo África do Sul, China, Itália, Bolívia, Peru, Portugal, Inglaterra e vários outros. No Panamá 15 empresários visitaram a Zona Franca em busca de novos fornecedores. Comerciantes do varejo foram conhecer o setor norte-americano em busca de ideias inovadoras para o varejo mato-grossense.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, estas missões são primordiais para a economia de Mato Grosso. “Essas viagens fomentam a criatividade, mostram novos caminhos para aqueles que estão pensando em mudar o conceito de seu negócio e, até desperta a vontade de exportar seus produtos”, destaca.

Além de buscar matéria prima mais barata, os empresários também levam seus produtos para divulgar a qualidade e abrir novos mercados. “Isso contribui para a ampliação das exportações. A China ainda é o país que mais compra de Mato Grosso. Portugal e Itália também fazem parte daqueles que compram produtos mato-grossenses.

Além dos grãos, carro chefe das exportações, Mato Grosso também oferece outros produtos como carnes (bovina, suína e aves), açúcar, madeira, minerais, couro, colchões, cimento e vários outros produtos. “As missões técnicas além de trazerem inovações para vários setores, também contribui para o crescimento das exportações. Nos últimos 8 anos tivemos um aumento de 373% nas exportações”, enfatiza Nadaf.
O técnico do Sebrae, André Luiz Schelini, acrescenta que estas missões também têm o objetivo de capacitar o empresário e prepará-lo para ingressar no ramo das exportações. Na opinião dele é nestas viagens que o empreendedor redescobre o conceito de seu negócio. “Isso é importante para a economia local. Além disso, a satisfação daqueles que vão concretizar este programa e nos leva a criar novos destinos para atender todos os setores”.

Em 2010, o novo destino criado foi Milão para os empresários do setor de confecção e África do Sul onde os integrantes do grupo puderam ver de perto como funciona um país logo após uma Copa do Mundo. Foi a oportunidade de buscar novas ideias para empregar em Cuiabá que será uma das subsede da Copa de 2014.

A expectativa para 2011 é ampliar os destinos e ampliar o número de empresários participantes. Nadaf explica que cada empreendedor paga a viagem, hospedagem e transporte. O Governo do Estado, por meio da Sicme e os parceiros são responsáveis pela organização do grupo e também pela logística. “Organizamos palestras de casos de sucessos, treinamentos e qualificação, mas cada um paga sua viagem”.

Fonte: 24horasnews

ITTO Sindimadeira_rs