Voltar

Notícias

29
dez
2010
(SETOR FLORESTAL)
Inventário Florestal Nacional cataloga florestas do país
MMA e Serviço Florestal já iniciaram atividades em busca de um melhor monitoramento.

O Governo Federal vai começar a inventariar a qualidade, quantidade e as regiões florestais em todo o País. O objetivo é buscando atualizar os dados que servirão como informações precisas para a elaboração de políticas públicas de uso e conservação destes recursos naturais. Com esta iniciativa, as florestas brasileiras terão uma atenção a mais.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel, anunciaram o início das atividades para a realização do Inventário Florestal Nacional. A iniciativa visa levantar dados que vão subsidiar também às ações do Brasil em fóruns internacionais, em especial nos eventos sobre mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. O inventário pretende tornar-se um instrumento de base técnica científica que fornecerá dados precisos nos processos de negociação e análise para um planejamento ambiental adequado e eficiente.

O Inventário Florestal terá cerca de 20 mil pontos amostrais distribuídos por todo o País, que estarão localizados a 20 quilômetros uns dos outros. Em cada local, equipes buscarão informações precisas de número, altura, diâmetro e espécies de árvores, tipo de solo, estoque de carbono e biomassa. Também será feito um levantamento socioambiental para conhecer a relação das populações locais com a floresta. Ainda haverá monitoramento por satélite, trabalho de campo bem planejado e com metodologia integrada entre os estados da Federação.

No Brasil, as florestas brasileiras ocupam 516 milhões de hectares (cerca de 60% da áreas do País), mas ainda não existem informações amplas e sistematizadas sobre esse patrimônio natural. O Inventário Florestal Nacional será o marco zero deste levantamento e servirá como referência para analisar mudanças na distribuição e composição das florestas e na relação das populações que habitam nestas regiões.

Um dia após o pronunciamento oficial, o Serviço Florestal também promoveu o 1º Encontro do Sistema Nacional de Informações Florestais no Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor). Além de programar lançamento do Portal Nacional da Gestão Florestal e o livro de bolso “Florestas do Brasil em Resumo 2010 e a apresentação do status do Sistema Nacional de Informações Florestais.

Fonte: Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs