Voltar

Notícias

10
dez
2010
(DESMATAMENTO)
BB suspende crédito para soja em área desmatada na Amazônia
O pacto pela sustentabilidade da soja foi assinado em 2006 e reúne setor produtivo, governo e organizações não governamentais.

O Banco do Brasil, maior agente de crédito para a agricultura no país, anunciou que não vai mais financiar a produção de soja na Amazônia em áreas desmatadas depois de julho de 2006. A decisão foi tomada em 1º de dezembro, quando o Grupo de Trabalho da Soja (GTS) aprovou o pedido de adesão do banco à Moratória da Soja.

O pacto pela sustentabilidade da soja foi assinado em 2006 e reúne o setor produtivo, representado pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação Nacional de Exportadores de Vegetais (Anec), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Greenpeace e WWF-Brasil, dentre outras organizações não governamentais.

Desde que o acordo foi firmado, vem caindo a participação da soja nos índices de desmatamento da Amazônia.

O Banco do Brasil informou que, para voltar a receber financiamentos, o agricultor deverá fazer a regularização ambiental da propriedade junto aos órgãos competentes, de acordo com regras específicas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco oferecerá linhas de crédito aos produtores que desejarem recompor as áreas de Reserva Legal (RL) e de Proteção Permanente (APP).

Fonte: Envolverde/WWF-Brasil

ITTO Sindimadeira_rs