Voltar

Notícias

06
dez
2010
(MEIO AMBIENTE)
SFB desenvolve projeto florestal em assentamento
O Serviço Florestal Brasileiro e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) firmaram um acordo de cooperação que terá ações para estimular a atividade florestal sustentável em assentamentos na Amazônia e na Caatinga. O extrato do documento foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 3 de dezembro.

Serão atendidos 14 assentamentos na região Norte do País e um assentamento no município de Cláudia, no Mato Grosso.

"Essa é a primeira tentativa de dar escala a iniciativas piloto que já tinham ocorrido em assentamentos. Queremos mostrar que é possível produzir madeira legal, com geração de renda e com conservação da floresta nesses locais", afirma o diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel.

Os assentamentos foram escolhidos a partir de três critérios principais, o potencial florestal, a presença em área prioritária para o combate ao desmatamento e o interesse das comunidades em realizar o manejo florestal. A idéia é ampliar a assistência para outros projetos de assentamento a partir dos resultados da iniciativa.

O Serviço Florestal deverá viabilizar a elaboração do inventário florestal e dos planos de manejo, realizar capacitação em organização associativista dos moradores e prover assistência técnica florestal. A assistência tem o objetivo de promover o manejo como meio de conservar o bioma que já perdeu quase 50% da cobertura, e de prover lenha e carvão, principais produtos florestais dele obtidos.

Fonte: Ascom/Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs