Voltar

Notícias

06
dez
2010
(DESMATAMENTO)
80% do desmatamento na Amazônia acontece em pequenas propriedades
Há oito anos, devastação de áreas com menos de 25 hectares representava apenas um terço do dano total.

Os números divulgados nesta quarta-feira (01/12) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrando que o desmatamento na Amazônia alcançou o menor patamar em 22 anos, podem ser animadores. Mas os dados também revelam um novo problema, talvez mais desafiador: entre agosto de 2009 e julho de 2010, 80% de toda a devastação aconteceu em pequenas propriedades, mais difíceis de fiscalizar.

A predominância de áreas com menos de 25 hectares entre as que mais destroem a floresta tropical é um fato novo. Em 2002, o desmatamento nesses espaços, conhecidos também como “puxadinhos”, correspondia a apenas um terço do total.

“Temos uma expansão dos pequenos desmates, que vai necessitar de investimentos específicos”, afirmou o diretor do Inpe, Gilberto Câmara. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que as políticas de controle e fiscalização feitas pelo governo serão direcionadas para as pequenas propriedades em solo amazônico.

Além disso, as novas estratégias de combate ao desmatamento devem priorizar a regularização fundiária, aampliação de áreas protegidas e a criação de alternativas econômicas para as populações que vivem de atividades ligadas ao desmate.

Fonte: Globo Rural

Sindimadeira_rs ITTO