Voltar

Notícias

30
nov
2010
(SILVICULTURA)
Floresta plantada, natureza preservada
O plantio de árvores para fins comerciais é um excelente negócio. E o mais importante: é sustentável, porque beneficia aspectos econômicos, sociais e ambientais. Diminui a pressão sobre a floresta nativa. A árvore já é plantada com o objetivo de ser colhida no futuro. Além disso, os plantios também podem ser feitos em áreas consideradas já degradadas e realizam o sequestro de carbono, responsável pelo efeito estufa e aquecimento global.

A silvicultura é uma atividade agrícola que garante a diversificação ao produtor, principalmente no consórcio praticado nos projetos agrossilvipastoris. Nossa região tem condições de clima e solo favoráveis ao plantio, garantindo uma vantagem competitiva de mercado. Aqui, é possível colher eucalipto entre 7 a 12 anos o que num país do hemisfério norte levaria em torno de 70 anos. Gera-se empregos em toda a sua cadeia produtiva. São empregos em pesquisa, melhoramento e desenvolvimento das espécies, no plantio das mudas, no manejo e colheita das árvores, no transporte do campo para as indústrias, na transformação, fabricação e comercialização de produtos.

Acácia Negra - O uso da acácia negra vai desde a produção de lenha para energia e carvão vegetal, até as indústrias que exportam cavacos para celulose, garantindo aos produtores maiores rendimentos em seus plantios. No Estado, é plantado por cerca de 50 mil famílias de produtores rurais. Na área química foram desenvolvidos produtos a partir da casca da acácia negra, produzindo algumas dezenas de derivados, entre os quais condicionadores de lama para perfuração de poços de petróleo, redutores de viscosidade de massas cerâmicas, cupinicidas, bactericidas, clarificador de açúcar, adesivos para madeira aglomerada, compensada, MDF e papelão, coagulantes e floculantes para tratamento de águas de abastecimento e de efluentes industriais e extratos vegetais para curtimento de couro e peles.

Eucalipto - É uma árvore bastante versátil e com inúmeras aplicações industriais. Algumas espécies são utilizadas para a produção de celulose, enquanto de outras, são extraídos óleos essenciais com os quais são fabricados produtos de limpeza, alimentícios, perfumes e remédios. Com a madeira, é produzido serragem, tábuas, sarrafos, lambris, ripas, vigas e postes tratados, chapas para uso na construção civil e rural, na indústria moveleira. Há ainda a produção para fins energéticos com a lenha, o carvão e, mais recentemente, com o etanol.

Plátano -
Sua madeira é utilizada na fabricação de móveis vergados. É apontada como a melhor alternativa para o fornecimento de matéria-prima nobre ao setor moveleiro em substituição às espécies nativas. Entre as qualidades do plátano destaca-se a flexibilidade.

Pínus - A madeira é utilizada na construção civil e na indústria moveleira, para produção de painéis compensados, chapas duras e MDF. Sua celulose dá origem a papel de alta resistência para embalagens, impressão e para fabricação de produtos de higiene, como fraldas descartáveis, papel higiênico e absorventes. A partir da extração da resina do pínus é originado o breu, a terebentina e seus derivados, que são utilizados na indústria química para fabricação de tintas, vernizes, plásticos, lubrificantes, adesivos, inseticidas, germicidas, borracha sintética, chicletes, sabões, colas, graxas, esmaltes, ceras, desinfetantes, explosivos, isolantes térmicos e elétricos.

CADEIA PRODUTIVA DE BASE FLORESTAL:
. Plantio de pinus, acácia, eucalipto e plátano
. Produção de madeira serrada para diversos usos
. Indústria moveleira
. Indústria de chapas (MDF, MDP) e aglomerados
. Marcenarias e carpintarias
. Celulose e papel
. Indústria de tanino, resinas e derivados químicos de origem vegetal (casca da acácia)
. Resina de pinus, com produção de breu e terebintina
. Postes e madeira tratada, para fins construtivos e móveis de jardim e outros de uso externo
. Energia (lenha,cavacos,serragem, carvão vegetal)

Mais informações
Assessoria de Imprensa AGEFLOR
Álvaro Bueno - ESTILO DE COMUNICAÇÃO
alvaro@estilocom.com.br
Fones: 51 3330-9236 / 51 9829-0782

Fonte: Assessoria de Imprensa AGEFLOR

ITTO Sindimadeira_rs