Voltar

Notícias

21
nov
2010
(EVENTOS)
Cultivo do eucalipto desenvolve a região e leva Expolyptus 2010 à Bahia
A Bahia espera cerca de 30 mil pessoas para a Expolyptus 2010, a primeira feira voltada para o eucalipto realizada no estado, que vai acontecer entre os dias 2 e 5 de dezembro, no estacionamento da faculdade Pitágoras, em Teixeira Freitas.

A meta da feira é expandir o conhecimento entre os mercados, apresentar novas tecnologias, além de proporcionar contatos entre as grandes empresas beneficiadoras de eucalipto com novos fornecedores e clientes, estimulando o desenvolvimento da região.

A realização da feira parte da necessidade de se conhecer melhor o eucalipto, que ao longo dos anos vem contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento regional.

O cultivo e beneficiamento do eucalipto é a grande mola propulsora do extremo sul baiano atualmente. Em dados de março deste ano, só em Eunápolis havia uma área plantada de 37.037 hectares, correspondente a 37 mil campos de futebol. A influência das grandes empresas é tão grande que elas atuam na região com projetos socioambientais voltados para as comunidades indígenas, de pequenos produtores e artesãos.

De crescimento rápido e retorno garantido, o eucalipto é uma alternativa de trabalho e renda para pequenos agricultores. Das flores é possível extrair um mel de excelente qualidade. A madeira atende à demanda de empresas e fábricas de móveis, estofados e esquadrias, que também são um grande forte na região.

Fonte: SEBRAE/Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO