Voltar

Notícias

28
out
2010
(MEIO AMBIENTE)
Programa de arrendamento florestal da Eucatex diversifica atividade na propriedade
A Eucatex, um dos maiores fabricantes de produtos para a construção civil e indústria moveleira, que vem ampliando sua base florestal no estado de São Paulo, está em busca de parceiros para o plantio de florestas de eucalipto em diferentes regiões, por meio do Programa de Parceria Rural e Arrendamento Florestal.

Proporcionar aos agricultores a diversificação de atividade e o melhor aproveitamento de áreas ociosas é um desafio para o setor madeireiro. A Eucatex, um dos maiores fabricantes de produtos para a construção civil e indústria moveleira, que vem ampliando sua base florestal no estado de São Paulo, está em busca de parceiros para o plantio de florestas de eucalipto em diferentes regiões, por meio do Programa de Parceria Rural e Arrendamento Florestal.

Iniciado em 2004, o Programa vem sendo implementado ano a ano para atender as unidades fabris da Eucatex, bem como possíveis novos investimentos. As parcerias aumentam anualmente e hoje o plantio estabelecido é de mais de cinco mil hectares de floresta por ano, entre áreas próprias e arrendadas.

Para Hernon José Ferreira, gerente da Eucatex Florestal, o mercado atual de parceria florestal é promissor e continua sendo muito valorizado em função da série de vantagens para todos os envolvidos. “Os contratos de parceria para plantio de eucalipto geram maior retorno financeiro quando comparados com outras atividades, como criação de gado, cultivo de cana-de-açúcar, soja e outras culturas. Além de garantir renda extra, permite a otimização no uso de terras não agricultáveis e a diversificação de culturas na propriedade rural”, destaca.

Estabelecer parceria com a Eucatex assegura ao proprietário da área a utilização adequada dos recursos naturais, com atendimento à legislação ambiental do país e uso de mudas clonais associado ao uso de modernas técnicas de manejo florestal, que garantem o desenvolvimento seguro de todas as etapas até a colheita e transporte da madeira.

As florestas plantadas garantem o abastecimento das fábricas da Eucatex: a unidade Painéis e Pisos, localizada em Botucatu, é voltada ao abastecimento da indústria moveleira e da construção civil; e a Unidade Madeira, instalada em Salto, é responsável pela produção de chapas de fibras de madeira destinadas tanto à indústria de móveis quanto à automobilística, de embalagens, bebidas, artefatos de madeira, brinquedos, marcenaria, divisórias para instalações comerciais e portas.

As áreas que estão sendo captadas serão destinadas ao abastecimento da nova unidade de chapas T-HDF/MDF. Voltada à fabricação de chapas finas para aplicação em pisos laminados, painéis de divisórias e portas, se integrará à unidade que a Eucatex já possui em Salto e entrará em operação ainda no segundo semestre, com capacidade para produzir cerca de 110 milhões de metros quadrados de chapas finas por ano. Atualmente a Eucatex opera com madeira proveniente de florestas próprias, que têm certificação ISO 14001 e o Selo Verde (FSC), com madeiras de áreas arrendadas e adquiridas do mercado.

A captação de novas áreas está se desenvolvendo num raio de até 60 quilômetros dos municípios de Salto e Botucatu, interior de São Paulo. Os interessados podem procurar diretamente o Departamento Florestal da Eucatex, pelo telefone (11) 4028-9045, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: arrendamento@eucatex.com.br.

Sobre a Eucatex

A Eucatex, que em 2010 completa 59 anos, é uma das maiores produtoras de pisos, divisórias, portas, painéis MDP, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil. Com 2.201 funcionários, exporta para mais de 37 países e possui três modernas fábricas em Botucatu e Salto, cidades localizadas no interior do Estado de São Paulo. Genuinamente nacional, a empresa foi eleita a 3ª melhor do país no setor Material de Construção e Decoração no ranking "As Melhores da Dinheiro 2010", elaborado pela revista IstoÉ Dinheiro.

Fonte: Acesso - Assessoria de Comunicação/Portal Moveleiro

Sindimadeira_rs ITTO