Voltar

Notícias

24
out
2010
(MADEIRA E PRODUTOS)
Invenção pode se tornar revolução da substituição de madeira na construção civil
Uma possível revolução na Paraíba e no Brasil, em relação ao uso de madeira na construção civil, é o que propõe a invenção do paraibano Saul Maia, que promete substituir o uso de madeira convencional por estruturas de plástico reciclado. Ele será o entrevistado do programa Espaço Ecológico deste sábado (23).

Saul disse que as estruturas de plástico reciclado podem ser usadas na construção civil e substituir a madeira tradicional, sem precisar derrubar nenhuma árvore. A invenção de Saul Maia já foi patenteada e está chamando a atenção de universidades e de empresas de outros estados, a exemplo da Eco Soluções, de São Paulo, que já firmou parceria com o inventor.

O inventor conseguiu desenvolver frechal, linhas, vigas, caibros, asnas, ripas, brises, assoalhos, tábuas macho e fêmeas, decks, mourões, pranchões, pallets - para piscina-, palanques, cruzetas para postes de energia elétrica, dormentes (para linhas de trens), formas de concretar vigas pilastras e lages, escoramentos, entre outros insumos, tudo de plástico reciclado.

“Além de retirar bilhões de toneladas de plástico do meio ambiente, a invenção evitará o corte de árvores e oferecerá uma durabilidade de no mínimo 200 anos”, afirma Saul. Ele explica que para cada quilo de estrutura plástica, são usados três quilos de plástico reciclável. A intenção do inventor é implantar uma empresa, com sede em João Pessoa, para fabricação das estruturas, que está chamando de “Linha Vida”.

Fonte: Espaço Ecológico

ITTO Sindimadeira_rs