Voltar

Notícias

15
out
2010
(SETOR FLORESTAL)
Eucalipto: a grande transformação da região do Mapito
A região do Mapito é a união entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

A região do Mapito é a união entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. O local é uma das regiões onde o agronegócio mais cresce no País. O Mapito está em franco desenvolvimento com a chegada de novas fábricas de celulose, siderúrgicas, grandes investidores e pequenas e médias empresas.

As florestas plantadas de eucalipto deram vida nova à região. São materiais de consumo em franco crescimento. O eucalipto substitui a prática da utilização da mata nativa para produção de carvão vegetal que abastece as 15 siderúrgicas de Mapito. Todas elas juntas tem um consumo de carvão vegetal de cerca 300 mil m³ mensalmente.

O crescimento da região não pára por aí. Mapito vai receber em breve duas fábricas de papel e celulose da Suzano, que irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento e crescimento econômico. E para abastecer esse mercado em expansão, está recebendo empresas de mudas clonais de eucalipto.

E para contribuir com toda essa expansão será realizado entre os dias 9 e 10 de novembro o 1º Congresso Florestal de Tocantins. Uma realização da Aretins (Associação dos Reflorestadores do Tocantins) e organização do Painel Florestal. Mais informações sobre o Congresso no site: www.tocantinsflorestal.com.br.

Fonte: Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO