Voltar

Notícias

06
out
2010
(MÓVEIS)
Técnicas simples garantem móveis de madeira renovados
O mais importante na hora de pensar em reformar um móvel é levantar a seguinte questão: ele realmente precisa de restauração? O acabamento original é, muitas vezes, mais bonito do que o restaurado.

Se o estrago não for grande, mas as marcas de uso estão incomodando, deixe como está e apenas dê uma garibada. Antes de colocar a mão na massa, entretanto, preste atenção em alguns detalhes.

Primeiro, veja qual é o tipo do acabamento. Ele pode ser natural, com goma-laca, laca ou verniz; pigmentado, com tinta ou esmalte; encerado ou com selante de penetração. Os dois últimos são fáceis de identificar pela falta de brilho e podem ser restaurados com a reaplicação dos produtos.

Se o acabamento é pigmentado, basta lixar o móvel e pintá-lo novamente. Para os materiais naturais, a limpeza muitas vezes é o mais indicado.

A limpeza pode ser feita com um pano úmido com água morna e detergente. Depois, é preciso retirar o detergente com um pano úmido e aplicar o lustra-móveis — ensina a artesã Marta Cordeiro.

Fonte: O Globo

ITTO Sindimadeira_rs