Voltar

Notícias

29
set
2010
(INDÚSTRIA)
Mesmo diante a crise, setembro é marcado por conquistas no setor da Indústria do Carvão
O período foi marcado por conquistas que fizeram com que o setor voltasse a trabalhar com mais otimismo.

Motivo foi o que não faltou para o Sindicarv (Sindicato das Indústrias e dos Produtores de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul) comemorar nesse mês de setembro. O período foi marcado por conquistas que fizeram com que o setor voltasse a trabalhar com mais otimismo.

A primeira vitória da categoria foi a redução de 90% da TMF (Taxa de Movimentação de Produtos e Subprodutos Florestais), que se tornou realidade após reunião realizada pelo Sindicarv com o governador, André Puccinelli, e empresários do Setor.

Na mesma reunião ficou acertado com o Governo a expansão nos prazos das Licenças Ambientais, que era de dois anos sem direito a renovação e agora passou para quatro anos. A a licença passará a ser de dois anos para supressão de matas e mais dois anos para aproveitamento de material lenhoso em um único projeto.

Para fechar o mês, duas decisões da Justiça interferiram positivamente no setor da Indústria de carvão de Mato Grosso do Sul. A primeira é que o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) emitiu parecer favorável quanto à captação de água do córrego Piraputangas pela Vetorial Siderurgia. Com isso o segundo alto-forno da indústria será ativado, aumentando o consumo do carvão vegetal.

Depois foi a vez do presidente do TRF-SP (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), Desembargador Roberto Haddad, revogar a liminar que suspendia a venda de carvão para as Siderúrgicas com mais de dez anos da criação do seu parque industrial, que não haviam cumprido com o PSS (Plano de Suprimento Sustentável). Por causa da medida várias indústrias já tinham suspendido as compras, o que gerou sobra do produto em estoque. Mas, com a revogação da liminar, a alta produção de carvão atingida por Mato Grosso do Sul, voltou a ter saída para os grandes consumidores externos.

O setor que estava vendo uma nova crise se instalar pôde comemorar as conquistas, todas de uma só vez, que só foi possível devido a intervenção direta do Sindicarv. “O setor passava por dificuldade e o carvão estava sobrando nas indústrias. Diante a situação, o Sindicato não mediu esforços para recuperar as condições de mercado, pois esse é um setor de muita importância, tanto para desenvolvimento econômico, quanto para a sustentabilidade da Indústria do Carvão que gera milhares de empregos e riquezas para o Estado”, afirma o presidente do Sindicarv, Marcos Brito.

Fonte: Sindicarv

Sindimadeira_rs ITTO