Voltar

Notícias

26
set
2010
(MÓVEIS)
Empresas criativas transformam papelão em móveis
Sustentabilidade é a palavra da moda, e embarcando nessa onda o setor mobiliário tem procurado um novo e diferente olhar para o que poderia ser considerado esquecido e sem utilidade.

A discussão de idéias novas sobre os materiais a serem utilizados estão sendo trabalhados com criatividade entre a engenharia e o design. No Brasil um exemplo disso é o Wide Print Eco, que é comercializado pela distribuidora Serilon.

Os Wide Print Eco são chapas feitas a partir de papel Kraft 100% reciclado, com capacidade para até 90 toneladas, podendo receber os mais variáveis tipos de acabamento e estampa. O Wide Print Eco tem sido usado em móveis de interiores e até mesmo em divisórias.

No cenário internacional, idéias como os Bloxes de Aza Raskim é que promete abrir novas frentes para o uso do papelão. Os Bloxes são pequenas estruturas montáveis semelhantes ao Lego, que podem ser transformadas em mesas, cadeiras, paredes internas e estantes.

Outra idéia sustentável e ecologicamente correta veio da Alemanha, três alunos da Universidade de Artes de Berlim construíram prateleiras de uma livraria utilizando apenas papelão sanfonado. Além de garantir um visual moderno e inovador a sustentabilidade têm mostrado que ecologia rima com economia.

Fonte: Portal Senai Design/Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO