Voltar

Notícias

23
set
2010
(SETOR FLORESTAL)
MS incentiva o plantio de 250 milhões de árvores em 4 anos
Percebendo a importância do desenvolvimento da silvicultura como instrumento para aumentar o sequestro de carbono, reduzir as pressões de desmatamento, recuperar áreas degradadas e estimular setores industriais relevantes para a socioeconômica o Estado de Mato Grosso do Sul em quatro anos incentivou o plantio de cerca de 250 milhões de árvores.

Em 2006 existiam no Estado cerca de 150 mil hectares de florestas plantadas, sendo 120 mil de eucalipto e 30 mil de pinus. Já em 2008 esse número subiu para 265 mil hectares de eucalipto, e atualmente chega a 350 mil. Estimativas revelam que 190 mil foram plantados para atender as duas indústrias de celulose e papel que ficam no município de Três Lagoas localizado a 338 km de Campo Grande, capital do Estado.

No período de 2007 a 2009 o desmatamento autorizado em Mato Grosso do Sul foi 21% ou 34 mil hectares, menor que nos anos de 2004 a 2006. Estudos comprovam que as medidas se revestem de coerência, de forma moderna e inovadora. Uma destas medidas é os 20% de reserva legal que a propriedade rural deve ter, seguindo o que rege o Código Florestal.

O Código Florestal permite o desmatamento legal para uso do solo. Porém, para desmatar, o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) exige que a propriedade tenha pelo menos 20% da reserva legal aprovados e averbados em conformidade com o Sisrel (Sistema de Reserva Legal de Mato Grosso do Sul).

Nos últimos quase quatro anos, no Estado de MS, foram aprovados e averbados 786 mil hectares de reserva legal, o que significa dizer que uma área de mais de 3,9 milhões de hectares em imóveis rurais, ou pouco mais de 11% do território estadual, tiveram suas respectivas reservas legais regularizadas neste período.

Fonte: Governo de MS – Adaptado por Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO