Voltar

Notícias

01
set
2010
(MADEIRA E PRODUTOS)
Madeira utilizada na construção civil poderá ter certificação
As empresas terão que passar por auditorias para conquistar o selo.

A madeira usada na construção civil poderá ter um selo de qualificação. De acordo com a Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), está em processo a criação do selo, que comprovará o devido credenciamento de empresas do setor no tocante aos aspectos técnicos e legais.

Atualmente o processo de tratamento da madeira para a utilização na construção civil não conta com um selo de qualificação que dê garantias de origem ambientalmente correta. O simples cadastramento, aliado ao pagamento de taxas, credenciam muitas usinas de tratamento de madeiras, muitas vezes desprovidas de instalações adequadas, a operar em condições de igualdade com outras que observam rigorosamente as exigências ambientais e de segurança.

O uso de madeira de reflorestamento, como eucalipto e pinus, exige técnicas para preservar e proteger, garantindo uma durabilidade maior. Na construção civil, a madeira está presente em pisos, estruturas, paredes, decks, portas e esquadrias. Mas, segundo o membro da ABPM, Flavio Carlos Geraldo, grande parte da madeira utilizada na construção civil é nativa e não tem como origem o reflorestamento.

Para ter o direito de uso do selo de qualificação da ABPM, a empresa irá passar voluntariamente por auditorias que comprovarão a sua regularidade para produzir madeira tratada dentro dos rigores das normas técnicas em vigor e dentro de todas as exigências de segurança ambiental e operacional.

Fonte: Painel Florestal

ITTO Sindimadeira_rs