Voltar

Notícias

17
ago
2010
(SETOR FLORESTAL)
Bahia terá 100 mil hectares de seringueiras até 2030
A idéia é expandir a cultura da seringueira.

A Bahia terá 100 mil hectares de seringueira em regiões como baixo sul, recôncavo e litoral norte até 2030, segundo metas prioritárias definidas pela Câmara Setorial da Seringa e pelo Programa de Desenvolvimento da Heveicultura do Estado da Bahia.

Com a expansão do setor na região, está sendo realizado o 2º Congresso Brasileiro de Heveicultura, no Centro de Convenções de Ilhéus. O evento começou na terça-feira e termina hoje (13).

Entre os assuntos discutidos está a necessidade de expansão da cultura da seringueira no Brasil, para suprir a demanda interna e contribuir com a redução do déficit de cerca de 170 mil toneladas anuais de borracha natural no Brasil, que atualmente depende da importação de grandes quantidades.

E, como ó setor está em expansão no País, nada melhor que continuar sendo abordado em palestras e encontros com profissionais do setor. Por isso, será realizado em Aparecida do Taboado (MS) o “1° Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio”. O evento será nos dias 1 e 2 de setembro, e além de tratar sobre a cadeia produtiva da plantação de seringueira, abordará também a de eucalipto.

Através da realização do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, organização da Painel Florestal Comunicação e Mídia e apoio da Prefeitura Municipal da cidade, o evento contará com palestras que vão abordar sobre as tecnologias, investimentos, o mercado e as oportunidades de negócios para o setor. Ainda devem ser discutidos os programas de fomentos, o crédito e linhas de financiamento para o plantio de florestas. Parceiros como o Sebrae, Famasul, Reflore-MS, Fibria e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul também apóiam o evento.

O seminário vai ser realizado no auditório do Centro Cultural e Pedagógico Prof. Agrício José Tolentino em Aparecida do Taboado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do nosso portal, www.painelflorestal.com.br a partir do dia 11 de agosto. Outras informações podem ser realizadas através do telefone: (67) 3026-2680.

Confira a programação do Seminário:


01/09/2010 – Quarta-feira

07H00 – Credenciamento
Local: Auditório do Centro de Eventos do Paço Municipal de Aparecida do Taboado (MS)
08H00 – Solenidade de abertura
09H00– Palestra: O Plantio da Seringueira – Investimentos e Tecnologia
Palestrantes: Fernando do Cal Guerra e Eng. Agr. Dr. Marcos Roberto Murbach – Usina Santa Helena
10H00 – Coffee Break
10H30 – Palestra: Florestas de Seringueira – Oportunidades de Negócios
Palestrante: Elivair Ferreira Marques – Hevea Tec
12H00 – Intervalo para o almoço
14H00 – Palestra: Florestas de Eucalipto – Programas de Fomento e Parceria com Produtor Rural – Palestrante: (Miguel Cadini – Fibria)
15H00 – Coffee Break
15H30 – Palestra: O Plantio do Eucalipto – Investimentos, Tecnologia e Mercado - Palestrante: Pedro Francio Filho - Eng. Agrônomo
17H00 – Encerramento

02/09/2010 – Quinta-feira


07H00 – Welcome Coffee (Sindicato Rural de Aparecida do Taboado)
08H00 – Visita ao Viveiro de mudas de seringueira (Escola Agrícola)
09H00 – Visita ao viveiro de mudas de seringueira (Sindicato Rural)
10H00 – Visita Técnica ao Seringal (Faz. Curral Preto)

Fonte: Painel Florestal/Tendências e Mercado

Sindimadeira_rs ITTO