Voltar

Notícias

08
ago
2010
(SETOR FLORESTAL)
Energo vende maior maciço de Pinus do MS
Exclusivo

Está em processo de conclusão a venda dos ativos florestais da Energo Agro Industrial Ltda. A informação foi divulgada pelo Diretor de Relação com Investidores da Bardella S/A Indústrias Mecânicas em Fato Relevante do último dia 28 de julho.

O valor estimado da transação é de R$ 120 milhões e contempla a aquisição de terras e florestas da fazenda localizada a aproximadamente 70 quilômetros de Ribas do Rio Pardo (MS), conhecida como fazenda Pantano.

Lá está localizado o maior maciço florestal de Pinus de Mato Grosso do Sul estimado em quase 7 mil hectares, madeira que abastece boa parte das serrarias da região.

A venda dos ativos foi decidida em reunião de conselho após receberem a oferta de "investidor de projeção internacional e respeitada reputação no mercado nacional". Segundo o presidente da empresa, Cláudia Bardella, as atividades da Energo não guardam sinergia com as operações das demais empresas do grupo.

A primeira reunião do conselho para discutir a venda aconteceu em 10 de junho quando foram avaliados os laudos das empresas KPMG Corporate Finance e Silviconsult Engenheria. Ambos os documentos apresentaram avaliações compatíveis à proposta recebida.

No último dia 26 de julho, o conselho voltou a se reunir e decidiu pelo fechamento do negócio.

"A venda vai contribuir para as necessidades de crescimento da companhia, bem com para o atendimento às demandas de mercado na modernização do parque industrial", ressaltou Bardella.

Com informações do site da empresa www.bardella.com.br.

Nota da Redação: A notícia se espalhou rapidamente pela cidade de Ribas do Rio Pardo e deixou os proprietários de serrarias preocupados quanto à continuidade do fornecimento de madeira de pinus, principal matéria-prima das empresas do município.

Ricardo Delvalhes da Serraria Delb chegou a ligar para a redação do Painel Florestal solicitando mais informações sobre o novo comprador. Nós, a pedido dos diretores da empresa, ainda não podemos divulgar o nome do comprador, mas podemos garantir que o fornecimento de madeira não será descontinuado e que a nova empresa, ao contrário do que vinha ocorrendo na fazenda Pantano nos últimos anos, deverá incrementar o plantio de novas mudas de pinus e também de eucalipto.

Fonte: Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO