Voltar

Notícias

16
jul
2010
(CIÊNCIA)
Pesquisa avalia a utilização de fungos amazônicos para modificações de substâncias
O interesse de pesquisadores pelos fungos com propriedades capazes de promover mudanças de substâncias a partir de reações químicas, tem crescido na atualidade. Na Universidade Estadual do Amazonas, UEA, o doutor em química orgânica, Luciano Fernandes, do Programa de Mestrado em Biotecnologia, desenvolve um estudo sobre fungos amazônicos.

Segundo o pesquisador, as enzimas de origem fúngica possuem grande potencial para aplicações em processos industriais e biotecnológicos, além de apresentar vantagens em relação aos métodos tradicionais sintéticos. O custo para obter o reagente também é bem menor”, explicou.

A pesquisa é baseada no isolamento e preparação de compostos biologicamente ativos, extraídos de fungos encontrados na Amazônia. Depois de separados e identificados, são utilizados para promover as modificações, por meio de reações químicas, para que se obtenha padrões sintéticos.

Seguindo a mesma linha pesquisada, em que compostos químicos foram isolados por reagentes sintéticos, pode-se destacar a utilização da bergenina, presente na planta Uixi-amarelo, com efeito hepatoprotetor, antioxidante e analgésico.

Fonte: Fapeam/Ambiente Brasil

Sindimadeira_rs ITTO