Voltar

Notícias

02
jul
2010
(IBAMA)
Ibama destrói 166 fornos em Operação na Mata Atlântica

Uma equipe de fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista destruiu nas duas últimas semanas 166 fornos de produção de carvão ilegais, nos municípios de Encruzilhada, Candido Sales e Belo Campo, região sudoeste do estado. A destruição desses fornos fez parte da operação de fiscalização deflagrada pelo Ibama na região, no período de 14 a 23 de junho, na área do bioma Mata Atlântica.

Durante a operação, a equipe impediu a continuidade de seis desmatamentos ilegais com produção de carvão, apreendeu um caminhão carregado com 50 MDC de carvão vegetal nativo, sem o Documento de Origem Florestal (DOF).

Nesse período os agentes emitiram Autos de Infração no valor global de R$ 2.458.000,00 (dois milhões, quatrocentos e cinqüenta e oito mil reais), referente ao desmatamento de 348 hectares de Mata Atlântica.

Segundo o coordenador de Fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista, Ariosvaldo Antunes, “desde o dia 1º de junho, o Ibama, por meio de fiscalizações na região, evitou a continuidade de oito desmatamentos com produção de carvão vegetal nativo, onde foram desmatados 806 hectares de Mata Atlântica em Estágio Médio de Regeneração e destruídos 358 fornos de carvão de grande porte”. E concluiu: “todas estas ações se deve ao levantamento feito durante o sobrevôo com helicóptero na região e também às denúncias da Linha Verde”.

Fonte: Envolverde/Ibama

Sindimadeira_rs ITTO