Voltar

Notícias

26
jun
2010
(IBAMA)
Ibama lança oito brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais
Foi lançado o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Ibama de Rondônia, por meio deste projeto serão contratados 207 brigadistas e, dentre estes, serão selecionados 30 para atuarem como chefes de esquadrão e 8 chefes para exercerem a função de chefes de brigadas.

As cidades de Rondônia que serão contempladas pelo projeto são: Distrito de União Bandeirantes no município de Porto Velho e as cidades de: Costa Marques, Nova Mamoré, Machadinho do Oeste, Cujubim, Buritis, além das cidades Humaitá e Apuí no Amazonas.

Este projeto trará aos municípios contemplados, nada menos do que R$ 1.394.037,80, sendo que a coordenação deste estado é uma das que mais trouxe benefícios, superada apenas pelos estados de Mato Grosso e Pará, o que demonstra o trabalho sério que vem sendo desenvolvido em nosso estado.

Os custos nacionais deste projeto, somente para 2010, somam R$ 18.645.734,20. Que serão utilizados na Prevenção e Combate ao Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais – Florescer.

Os brigadistas exercerão atividades de rondas preventivas; educação ambiental e orientação aos proprietários rurais, sobre o uso do fogo como instrumento de manejo agrícola; campanhas educativas; abertura e manutenção de aceiros; manutenção de veículos e equipamentos utilizados na prevenção e no combate; atividades de combate direto e indireto a incêndios florestais e outras atividades relacionadas a incêndios florestais.

Os Chefes de Brigadas estarão subordinados aos Gerentes de Fogo Estaduais, subordinados a Coordenação Estadual. São os Chefes de Brigada que administrarão e organizarão as atividades em cada município sob a supervisão estadual, os brigadistas são divididos ainda em esquadrões com um chefe de esquadrão que conduzirá cada atividade a ser desenvolvida. Toda essa organização objetiva agilizar e prevenir incêndios protegendo as comunidades locais contra os prejuízos financeiros e a saúde humana causados pelos incêndios florestais.

É impressionante a redução de incêndios nos municípios privilegiados pelos projetos de brigadas de combate a incêndios florestais, o que ajuda sensivelmente na redução de queimadas nos estados em que este projeto é implementado.

Nas palavras do Coordenador Estadual do prevfogo, Roberto de Abreu, “A capacitação e contratação de Brigadistas resgata a cidadania e o orgulho de serem brasileiros em pessoas residentes nos mais ermos rincões deste país”.

Para o Superintendente do Ibama de Rondônia, que já exerceu a função de Coordenador Estadual do PrevFogo, antes assumir a superintendência, “O trabalho de combate a incêndios florestais por um lado mostrasse bastante cansativo e extenuante, mas por outro, deixa-nos felizes e extasiados pelos benefícios que traz ao homem e a natureza”. É mais do que evitar prejuízos financeiros, é preservar a vida para a geração presente e para as futuras, complementa.

Fonte: Rondonotícias

ITTO Sindimadeira_rs