Voltar

Notícias

12
jun
2010
(SETOR FLORESTAL)
Seringueira apresenta possibilidades de crescimento no mercado interno
Começou agora a pouco o Seminário “Espécies Florestais Economicamente Viáveis em Mato Grosso do Sul” que abre o 2º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul - “MS Florestal”. O primeiro tema a ser tratado foi a Seringueira, que segundo o palestrante Heiko Rossmann, diretor da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha-APABOR, tem ótimas condições para o plantio no Estado, já que 50% que é consumido no Brasil é importado.

A palestra apresentou ao público como está a situação da borracha natural no Brasil e no exterior. A produção, estoque, distribuição, condições climáticas e clonagem foram pontos observados por Rossmann. “Apesar da Seringueira ser originária da região amazônica, hoje o maior exportador é a Ásia. O Brasil pode vir a ser um grande produtor, mas ainda precisamos de pesquisas para atuar com mais propriedade nestes solos”, afirma.

O panorama mercadológico e a produção no exterior ainda visam a utilização da madeira, já que a seringueira pode também ser usada na fabricação de móveis. A indústria de pneus também obteve aumento da demanda, que segundo Rossmann é mais um nicho o a ser explorado internamente.

Fonte: Painel Florestal

ITTO Sindimadeira_rs