Voltar

Notícias

11
jun
2010
(COMÉRCIO EXTERIOR)
Exportação de madeira cresce 87,5% em Minas Gerais
Gerou receita da ordem de US$ 242,9 milhões para Minas Gerais.

O resultado é 87,5% superior ao registrado em igual período de 2009, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior/Secretaria de Comércio Exterior (MDIC/Secex).

De acordo com a Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), que analisou os dados, com esta receita de exportação, o setor de madeiras e subprodutos alcançou a segunda posição entre os principais grupos de produtos exportados pelo Estado, com participação de 12,2% nas exportações do agronegócio mineiro.

"Nos primeiros quatro meses de 2009, esta posição era ocupada pelo grupo carnes, que no quadrimestre de 2010 assumiu a terceira posição", diz assessora técnica da superintendência, Márcia Aparecida de Paiva Silva. Ela acrescenta que o café respondeu por 55,3% das exportações do setor no período e ficou em primeiro lugar entre os principais grupos de produtos exportados. "Já o açúcar, outro produto de destaque das exportações do agronegócio mineiro, ficou em quarto lugar, com participação de 9,8% nas exportações mineiras do agronegócio", informa a assessora.

Em volume, o crescimento das exportações de madeiras e derivados foi de 7,8%, passando de 380,7 mil toneladas para 410,2 mil toneladas, na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2009 e o de 2010. Para Márcia Silva, "o crescimento mais expressivo da receita das exportações em relação ao volume exportado explica um fato evidenciado para as exportações totais do agronegócio mineiro, no primeiro quadrimestre de 2010: sinais de aquecimento da demanda externa".

Produção sustentável

O superintendente de Desenvolvimento Rural e Sustentável da Seapa-MG, Guilherme de Oliveira Mendes, observa: "Um fato que favorece o crescimento da participação mineira no mercado internacional de produtos florestais é a vasta extensão territorial do Estado ocupada por florestas plantadas". Segundo o superintendente, entre 2004 e 2008 o crescimento da área ocupada com florestas plantadas no Estado foi da ordem de 19,6%, alcançando 2,42% da área total do Estado.

Mendes diz ainda que o mercado externo de madeira e derivados tem boa perspectiva de crescimento, acompanhando a recuperação econômica mundial. "Uma oportunidade que emerge e pode representar também uma alternativa para o aumento da rentabilidade dos produtores é a certificação de produtos florestais, pois a consciência ambiental é crescente em todo o planeta", finaliza.

Fonte: Agência Minas/Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs