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Notícias
19
abr
2010
(MÓVEIS)
Dica aos marceneiros: 'refletir para inovar'
Tema foi debatido em workshop durante o 1º Congresso Moveleiro realizado na FIQ 2010.
A reflexão é a dica do professor José Nunes Filho, da Universidade Estadual de Minas Gerais, para a inovação nas marcenarias. Através dela, segundo ele, é possível vislumbrar novas oportunidades, se reposicionar no mercado, de forma a agregar valor aos produtos e, naturalmente, aumentar a renda. Nunes comandou a palestra “Marceneiro! E agora? Por uma Gestão da Marcenaria” proferida na Feira Internacional de Qualidade em Máquinas, Matéria-Prima e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIQ 2010), que termina nesta sexta (16) no pavilhão do Expoara, em Arapongas, Norte do Paraná.
Nunes destaca que muitas vezes os marceneiros competem entre si, canibalizando o produto e a produção, quando, na realidade, por produzir móveis personalizados, através de encomendas, o profissional precisa apresentar algo mais, agregar valor ao que produz. “O cliente que recorre a uma marcenaria ao invés de comprar um móvel seriado quer algo que o encante, quer que o sonho dele seja realizado através do produto”, diz ele.
Para buscar o reposicionamento no mercado, o professor sugere que o marceneiro busque, em entidades e associações, informações sobre como funciona o mercado hoje, de maneira que, entre outras coisas, ele encontre técnicas para entender a linguagem do cliente, busque fornecedores alternativos, conheça os limites da empresa, saiba como lidar com diferentes demandas – afetiva, financeira, familiar, empresarial.
A reflexão é a dica do professor José Nunes Filho, da Universidade Estadual de Minas Gerais, para a inovação nas marcenarias. Através dela, segundo ele, é possível vislumbrar novas oportunidades, se reposicionar no mercado, de forma a agregar valor aos produtos e, naturalmente, aumentar a renda. Nunes comandou a palestra “Marceneiro! E agora? Por uma Gestão da Marcenaria” proferida na Feira Internacional de Qualidade em Máquinas, Matéria-Prima e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIQ 2010), que termina nesta sexta (16) no pavilhão do Expoara, em Arapongas, Norte do Paraná.
Nunes destaca que muitas vezes os marceneiros competem entre si, canibalizando o produto e a produção, quando, na realidade, por produzir móveis personalizados, através de encomendas, o profissional precisa apresentar algo mais, agregar valor ao que produz. “O cliente que recorre a uma marcenaria ao invés de comprar um móvel seriado quer algo que o encante, quer que o sonho dele seja realizado através do produto”, diz ele.
Para buscar o reposicionamento no mercado, o professor sugere que o marceneiro busque, em entidades e associações, informações sobre como funciona o mercado hoje, de maneira que, entre outras coisas, ele encontre técnicas para entender a linguagem do cliente, busque fornecedores alternativos, conheça os limites da empresa, saiba como lidar com diferentes demandas – afetiva, financeira, familiar, empresarial.
Fonte: CRCOM- Comunicação Empresarial
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