Voltar

Notícias

02
mar
2010
(IBAMA)
Ibama realiza uma das maiores apreensões da região de Eunápolis de madeira de Mata Atlântica
Na última sexta-feira (26), fiscais do Ibama apreenderam, por meio da Operação Termitas, em duas carpintarias clandestinas, 170 m3 de madeira de Mata Atlântica armazenada e retirada de forma ilegal, sem documentação de origem. O bioma é protegido e possui regras específicas de corte. As carpintarias foram descobertas por meio de denúncia feita à Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis/BA. O maquinário utilizado no processamento da madeira, com valor de R$ 57 mil, também foi apreendido e está sendo retirado do local. A ação na região está sendo realizada em conjunto com a Companhia de Policia de Proteção Ambiental – Coppa.

As carpintarias localizavam-se em Camacan/BA. Toda a madeira foi retirada do local. Ficaram como fiéis depositários a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros de Itabuna/BA e a Prefeitura de Itajuípe/BA. Os responsáveis pelos crimes ambientais já foram identificados e diligências estão sendo realizadas para sua localização, após o que, serão lavrados os devidos autos de infração e encaminhadas as comunicações de crime ao Ministério Público.

A operação está sendo coordenada pelo analista ambiental André Pereira dos Santos, da Gerência-Executiva e, por parte da Coppa, pelo tenente Eliezer Santos Ribeiro.

Fonte: Envolverde/Ibama

Sindimadeira_rs ITTO