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Notícias
26
fev
2010
(MEIO AMBIENTE)
Brasileiros despertam importância das certificações socioambientais
Empresas e consumidores brasileiros despertam para a importância das certificações socioambientais.
Até pouco tempo atrás, ao comprar um produto o consumidor avaliava seu preço, qualidade, prazo de validade e utilidade. Mas hoje em dia, cada vez mais pessoas se preocupam em saber também a origem daquilo que estão comprando. Ao ler a etiqueta de um produto ou informar-se sobre sua procedência, começam a dar preferência a itens que revelem a responsabilidade ambiental e social de seus fornecedores.
As empresas já perceberam esse comportamento e também estão se movimentando. Ainda há muito a fazer, mas o número crescente de corporações com certificações socioambientais mostra a força do chamado selo verde. Em abril de 2008, 207 empresas tinham a certificação que atesta a idoneidade de produtos fabricados com matéria-prima florestal (FSC). Hoje são 331 certificadas. É neste cenário que será realizada a IV Brasil Certificado – Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados, de 07 a 09 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo.
A certificação é uma das principais ferramentas utilizadas para garantir a origem dos produtos, e para conquistá-la, empresas e produtores devem seguir rigorosos padrões internacionais, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e para a promoção de benefícios sociais. Em sua quarta edição, o evento criado para promover o setor florestal amplia seu alcance também para o setor agrícola. Serão apresentados produtores, empresas e produtos com as certificações FSC, que define os padrões mundiais para a boa utilização das florestas, e a da Rede de Agricultura Sustentável (SAN – Sustainable Agriculture Network), que garante práticas agrícolas responsáveis. O programa do evento também inclui fóruns de discussão sobre o mercado da certificação no Brasil e no Mundo.
“Os certificados, rótulos ambientais e sociais e selos verdes foram criados para oferecer garantias e opções para consumidores e cidadãos. Isto não é necessário quando o comércio é apenas local e existem relações de confiança entre produtores e consumidores, mas o mesmo não acontece quando se compra um produto em uma loja ou supermercado.
Neste caso, é preciso buscar uma garantia que diminua os riscos de adquirir algo com propriedades incompatíveis com os próprios valores e necessidades. Daí a importância de um certificado conhecido e confiável”, explica Luís Fernando Guedes Pinto, secretário-executivo do IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, que promove a IV Brasil Certificado em parceria com Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, FSC Internacional e Rede de Agricultura Sustentável (RAS). A organização é da WR São Paulo, Feiras e Congressos. Para mais informações sobre a IV Brasil Certificado, visite o site www.brasilcertificado.com.br.
Até pouco tempo atrás, ao comprar um produto o consumidor avaliava seu preço, qualidade, prazo de validade e utilidade. Mas hoje em dia, cada vez mais pessoas se preocupam em saber também a origem daquilo que estão comprando. Ao ler a etiqueta de um produto ou informar-se sobre sua procedência, começam a dar preferência a itens que revelem a responsabilidade ambiental e social de seus fornecedores.
As empresas já perceberam esse comportamento e também estão se movimentando. Ainda há muito a fazer, mas o número crescente de corporações com certificações socioambientais mostra a força do chamado selo verde. Em abril de 2008, 207 empresas tinham a certificação que atesta a idoneidade de produtos fabricados com matéria-prima florestal (FSC). Hoje são 331 certificadas. É neste cenário que será realizada a IV Brasil Certificado – Feira de Produtos Florestais e Agrícolas Certificados, de 07 a 09 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo.
A certificação é uma das principais ferramentas utilizadas para garantir a origem dos produtos, e para conquistá-la, empresas e produtores devem seguir rigorosos padrões internacionais, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e para a promoção de benefícios sociais. Em sua quarta edição, o evento criado para promover o setor florestal amplia seu alcance também para o setor agrícola. Serão apresentados produtores, empresas e produtos com as certificações FSC, que define os padrões mundiais para a boa utilização das florestas, e a da Rede de Agricultura Sustentável (SAN – Sustainable Agriculture Network), que garante práticas agrícolas responsáveis. O programa do evento também inclui fóruns de discussão sobre o mercado da certificação no Brasil e no Mundo.
“Os certificados, rótulos ambientais e sociais e selos verdes foram criados para oferecer garantias e opções para consumidores e cidadãos. Isto não é necessário quando o comércio é apenas local e existem relações de confiança entre produtores e consumidores, mas o mesmo não acontece quando se compra um produto em uma loja ou supermercado.
Neste caso, é preciso buscar uma garantia que diminua os riscos de adquirir algo com propriedades incompatíveis com os próprios valores e necessidades. Daí a importância de um certificado conhecido e confiável”, explica Luís Fernando Guedes Pinto, secretário-executivo do IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, que promove a IV Brasil Certificado em parceria com Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, FSC Internacional e Rede de Agricultura Sustentável (RAS). A organização é da WR São Paulo, Feiras e Congressos. Para mais informações sobre a IV Brasil Certificado, visite o site www.brasilcertificado.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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