Voltar

Notícias

22
fev
2010
(IBAMA)
Operação do IBAMA descobre 7.500 caminhões carregados de produtos ilegais
A operação Caça-fantasma, do Ibama Pará, que rastreia a cadeia produtiva florestal no Estado através do Sisflora, sistema de gestão florestal adotado no Pará, e do Sistema DOF (documento de origem florestal), do IBAMA, levou a descoberta de mais de 150 empresas fantasmas, no estado.

De acordo com o resultado da investigação, foi solicitado a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) o estorno de mais de 173.000,00 metros cúbicos de madeira, seja serrada ou em toras, 42.000,00 metros de carvão vegetal e quase 11.000,00 estéreos de lenha, totalizando 226.400,00 metros cúbicos, o equivalente a mais de 7.500 caminhões carregados de produtos florestais, isso tudo a um custo financeiro muito baixo e com grande efetividade na repressão ao crime ambiental.

Analistas ambientais realizam o levantamento da cadeia de comercialização dos produtos florestais nos sistemas informatizados e bloquearam o acesso da empresa ao sistema até comprovação de emissão de notas fiscais e Guias florestais de maneira lícita.

Com a apresentação dos documentos pela empresa notificada, que na maioria das vezes comprova a fraude, pois grande parte das placas de veículos informados como responsáveis pelo transporte de produtos florestais, sendo na teoria caminhões e carretas, eram na verdade motos, carros de passeio, veículos fora de circulação e até mesmo placas que não existiam.

As empresas são autuadas e é solicitado o estorno das quantias de madeira, carvão ou lenha comercializadas. A operação Caça-fantasma continua por tempo indeterminado.

Fonte: Redação Portal ORM/Ascom/Ibama

ITTO Sindimadeira_rs