Notícias
O número de registros de incêndios florestais no Espírito Santo, neste início do ano, cresceu significativamente em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, CBMES, até o dia 26 foram registradas 97 ocorrências. Em 2009, nesta mesma época, foram apenas 5.
A corporação lembra as dificuldades do combate deste tipo de incêndio, tanto pela extensão de áreas atingidas, como pela localização. Muitas vezes são áreas de difícil acesso, como precipícios e encostas.
Os incêndios florestais representam um grande risco à flora e a fauna do local atingido, assim como à população das proximidades. O fogo pode se alastrar rapidamente, atingindo estabelecimentos e invadindo a área urbana.
Alguns cuidados podem contribuir para a redução dessas estatísticas. A queima de resíduos em terrenos baldios pode ser uma ameaça, pois as chamas podem se propagar para outros lugares. O descarte de resíduos inflamáveis em locais de ocorrência de vegetação também pode dar início a incêndios.
As queimadas, para limpeza de terrenos, são proibidas em período de estiagem e só devem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável. A autorização não dispensa cuidados, como o espaçamento no entorno da área.
Os praticantes de ecoturismo também devem tomar algumas providências, como não espalhar lixo e cuidar com as fogueiras em acampamentos.
O contato com o Corpo de Bombeiros deve ser feito assim que o fogo seja identificado, para facilitar o controle. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.
Fonte: Assessoria de Comunicação/CBMES/Ambiente Brasil
Notícias em destaque





