Voltar

Notícias

30
jan
2010
(BIOENERGIA)
Produção de biodiesel de girassol terá R$ 1 milhão

Projeto da Embrapa e da Petrobras visa o desenvolvimento e a transferência de tecnologias para o incremento da produção do girassol no semiárido – nordeste e norte de Minas – brasileiro com vistas à produção de biodiesel. De acordo com técnicos da instituição de pesquisa, o girassol apresenta boa tolerância à seca e ao calor.

O projeto receberá investimentos da ordem de R$ 1 milhão. Hoje, a soja é a principal matéria-prima usada na produção de biodiesel no Brasil. “A área cultivada de girassol, no País - cerca de 150 mil hectares - é ainda inexpressiva. No entanto, muitos conhecimentos de pesquisa têm sido gerados no intuito de mudar essa realidade”, afirma o pesquisador da Embrapa Soja Sérgio Luiz Gonçalves.

O pesquisador Cláudio Portela, da Embrapa Soja, afirma que o projeto vai permitir difundir os conhecimentos acumulados sobre a cultura do girassol, variedades e híbridos, e tecnologias associadas, tais como o uso do plantio direto, integração lavoura-pecuária e rotação de culturas, fertilidade de solos, o controle de ervas daninhas, pragas e doenças, épocas de cultivo e conhecimento sobre as melhores adaptações de materiais para cada região.

A Petrobras vem estimulando o cultivo de girassol numa área de 35 mil hectares nos Estados da Bahia, de Sergipe e de Minas Gerais, onde se encontram usinas de produção de biodiesel da empresa. “Esse projeto de pesquisa, além de criar uma rede para transferência de tecnologias para toda a região, pretende refinar as informações existentes e também estabelecer critérios regionalizados”, explica Gonçalves. “Questões de manejo da cultura como melhor época de cultivo, espaçamento e densidade de população de plantas, adubação e manejo de pragas, doenças e plantas daninhas serão bastante estudadas nos próximos três anos”.

O projeto visa ainda selecionar cultivares de girassol que melhor se adaptem ao sistema de consórcio com o milho, o feijão e a mandioca, culturas já implantadas na região. “O plantio do girassol em consórcio com as culturas tradicionais possibilitará ao produtor obter matéria-prima para produção de biodiesel, sem competir com a produção de alimentos”, diz Portela.

Fonte: Sociedade Sustentável

ITTO Sindimadeira_rs