Notícias
Em setembro do ano passado, o especialista em florestas da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), Henry Moreno Sangines, visitou a Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba, no Paraná.
A Unidade Florestal da empresa no estado foi escolhida pela FAO para integrar o projeto “Casos Exemplares de Manejo Florestal Sustentável”. Os 25 casos devem ser reunidos em livro a ser lançado em inglês e espanhol.
Sangines realizou a validação e da documentação do caso da Klabin, cujo manejo florestal promove o chamado “uso múltiplo da floresta”, gerando fibras para a produção de celulose; madeira em toras para a indústria local de serrarias e laminadoras; e biomassa que se transforma em energia limpa para a fábrica da empresa. Desse modo, o desperdício é zero.
As florestas da Klabin geram ainda insumos para a produção de fitoterápicos, produtos não-madeireiros da companhia, que foram os primeiros do mundo a receber a certificação do FSC (Forest Stewardship Council).
O consultor da FAO conheceu ainda os programas de educação ambiental e de voluntariado da Klabin, exemplos de projetos que levam benefícios às comunidades em que a empresa atua.
Fonte: IPEF/Painel Florestal
Notícias em destaque





