Voltar

Notícias

13
jan
2010
(CARBONO)
Mercado Global de Carbono cresceu para U$ 136 bilhões em 2009
O ano de 2009 foi um grande ano para o mercado de carbono, mesmo no meio de uma recessão mundial, o mercado global de carbono conseguiu expandir 68% (apesar da queda do preço revelar que o valor total apenas cresceu marginalmente). O preço atual deste mercado mundial corresponde a U$136 bilhões, correspondentes a negociação de 8,2 bilhões de toneladas de carbono.

De acordo com o New York times:

“O Mercado global de carbono cresceu para 8,2 bilhões de toneladas métricas, ou gigatoneladas, de CO2 equivalente, de acordo com a empresa consultora Point Carbon, isso se deve principalmente por causa de um aumento do comércio de carbono na Europa. Mas devido a queda dos preços, o valor total do mercado foi quase o mesmo dos 2 anos anteriores.

Mas o mercado não está confinado apenas na Europa, os EUA também contribuíram um pouco:

O esquema europeu de comércio de emissões correspondeu a maior parte do comércio de carbono, equivalente a 68% do mercado global. O segundo maior segmento foi o mercado internacional de mecanismos de desenvolvimento limpo, seguido da Iniciativa Regional de Gases causadores do efeito estufa, o primeiro sistema mandatório dos EUA de redução e comércio de emissões”.

Este novo mercado mostrou um grande aumento de volume, subindo de 71 milhões de toneladas de CO2 negociados em 2008 para 765 milhões de toneladas em 2009, que valem um total de U$ 2,5 bilhões.

Fonte: Ambiente Brasil

ITTO Sindimadeira_rs