Voltar

Notícias

12
jan
2010
(SETOR FLORESTAL)
MMA realiza curso de gestão florestal
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está realizando uma série de cursos sobre gestão de florestas para técnicos dos órgãos estaduais de florestas. O objetivo é capacitar os corpos estaduais para que eles possam completar o processo de descentralização do manejo de florestas, que entrou em vigor em 2008.

O primeiro curso da série foi realizado em Natal (RN), já que o nordeste é a região mais atrasada em relação às outras regiões. De 7 a 11 de dezembro, 42 técnicos de oito estados do nordeste compareceram ao curso, que também tratou de problemas típicos da região, como o caso da lenha. Com cerca de 25 milhões de metros cúbicos consumidos por ano, ela ainda é a segunda fonte de energia mais usada no nordeste, para atividades que vão desde a fabricação de tijolos até a alimentação das caldeiras do pólo têxtil de Caruaru e gesseiro de Araripina.

O manejo silvopastoril - técnica que permite aliar a pecuária com a preservação da floresta – o manejo sustentável, que permite um balanço de carbono zero para o ambiente, e outros exemplos que foram apresentados no curso foram extraídos do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga, realizado em parceria pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo PNUD.

Além da questão da lenha, também se procurou trabalhar com outras grandes preocupações do momento: a conservação das florestas nativas, a restauração das áreas degradadas e a criação de novas zonas de proteção ambiental, já que, embora sejam os biomas dominantes do nordeste, caatinga e serrado constituem a menor parte das áreas de proteção ambiental existentes.

Fonte: Pauta Social/Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs