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Notícias
10
jan
2010
(ECONOMIA)
Reflexos da redução do IPI no setor de Móveis e Madeira já pode ser notado
Redução de IPI e lançamentos prometem aquecer o mercado já no início do ano.
Em tempos de recuperação pós-crise, o setor de móveis e madeira recebeu um excelente incentivo: a redução do IPI – Imposto sobre Produto Industrializado. O benefício foi conquistado depois de muita mobilização de organizações e associações do meio. Com a decisão, móveis de madeira, metal, plásticos, outros materiais – como ratã, vime ou bambu – painéis de partículas, exceto pavimentos, assentos e suas partes terão o IPI zero.
Na prática, o consumidor final será beneficiado com um desconto médio de 10% no produto. Essa medida certamente movimentará toda a cadeia produtiva, como madeira, revestimentos, fábrica de móveis, peças e acessórios e comércio.
Para João Leon Martinez, diretor comercial da Impress Decor Brasil e da Tabercolor, que produz revestimentos para superfícies, tintas e vernizes, o incentivo terá reflexos positivos e imediatos. Segundo Martinez, esta redução atinge principalmente a classe popular de consumidores “É nela que estamos sentindo os melhores e mais positivos reflexos. Como exemplo, a fábrica de móveis Bartira, principal fornecedora de móveis para a Casas Bahia, não parará sua operação fabril este ano, assim como fazia anos anteriores”
Para aproveitar o momento, muitas lojas e empresas elaboraram incentivos ao consumo. A marca de móveis planejados FAVORITA preparou uma campanha “Desejo Completo FAVORITA” que vai premiar consumidores com o sorteio de três apartamentos mobiliados com produtos da marca. “Estamos otimistas com a medida do governo. Para a Favorita, estimamos um aumento de vendas em torno de 20% em relação ao ano anterior”, diz o gerente de marketing Edson Busin.
O setor fabril já está se movimentando para atender a demanda desse aumento em vendas. A Impress Decor Brasil está preparada para atender uma “over demanda”, caso ela realmente ocorra. “Trabalhamos hoje com 3 turnos, tanto no setor de papéis como no setor químico ( Tabercolor ) podendo ainda virar para quatro turnos e aumentar a nossa capacidade em aproximadamente 25%”, informa Martinez.
O aumento da produção e venda não deve afetar a quantidade e qualidade dos produtos e lançamentos. Para o próximo ano, já estão previstas novidades que pretendem aproveitar o aquecimento do mercado. O diretor comercial enfatiza que o foco da Impress Decor é oferecer ao mercado o que há de melhor em termos de desenhos, novas tendências e cores. “Nos últimos 3 meses investimos em 8 novos jogos de desenhos e neste exato momento estamos iniciando o processo de nacionalização de 5 desenhos que eram produtos fornecidos pelas unidades da Impress na Europa e que a partir de Fevereiro/2010 serão fabricados aqui no Brasil, oferecendo aos clientes a possibilidade de compra desses produtos com prazos de entrega cada vez menores a preços internacionais bastante competitivos”.
Com o incentivo do IPI e o posicionamento das empresas do setor de aproveitar o momento para investir cada vez mais em tecnologia e novidades, o ano de 2010 promete ser muito interessante para toda a cadeia produtiva e comercial de móveis e madeira.
Em tempos de recuperação pós-crise, o setor de móveis e madeira recebeu um excelente incentivo: a redução do IPI – Imposto sobre Produto Industrializado. O benefício foi conquistado depois de muita mobilização de organizações e associações do meio. Com a decisão, móveis de madeira, metal, plásticos, outros materiais – como ratã, vime ou bambu – painéis de partículas, exceto pavimentos, assentos e suas partes terão o IPI zero.
Na prática, o consumidor final será beneficiado com um desconto médio de 10% no produto. Essa medida certamente movimentará toda a cadeia produtiva, como madeira, revestimentos, fábrica de móveis, peças e acessórios e comércio.
Para João Leon Martinez, diretor comercial da Impress Decor Brasil e da Tabercolor, que produz revestimentos para superfícies, tintas e vernizes, o incentivo terá reflexos positivos e imediatos. Segundo Martinez, esta redução atinge principalmente a classe popular de consumidores “É nela que estamos sentindo os melhores e mais positivos reflexos. Como exemplo, a fábrica de móveis Bartira, principal fornecedora de móveis para a Casas Bahia, não parará sua operação fabril este ano, assim como fazia anos anteriores”
Para aproveitar o momento, muitas lojas e empresas elaboraram incentivos ao consumo. A marca de móveis planejados FAVORITA preparou uma campanha “Desejo Completo FAVORITA” que vai premiar consumidores com o sorteio de três apartamentos mobiliados com produtos da marca. “Estamos otimistas com a medida do governo. Para a Favorita, estimamos um aumento de vendas em torno de 20% em relação ao ano anterior”, diz o gerente de marketing Edson Busin.
O setor fabril já está se movimentando para atender a demanda desse aumento em vendas. A Impress Decor Brasil está preparada para atender uma “over demanda”, caso ela realmente ocorra. “Trabalhamos hoje com 3 turnos, tanto no setor de papéis como no setor químico ( Tabercolor ) podendo ainda virar para quatro turnos e aumentar a nossa capacidade em aproximadamente 25%”, informa Martinez.
O aumento da produção e venda não deve afetar a quantidade e qualidade dos produtos e lançamentos. Para o próximo ano, já estão previstas novidades que pretendem aproveitar o aquecimento do mercado. O diretor comercial enfatiza que o foco da Impress Decor é oferecer ao mercado o que há de melhor em termos de desenhos, novas tendências e cores. “Nos últimos 3 meses investimos em 8 novos jogos de desenhos e neste exato momento estamos iniciando o processo de nacionalização de 5 desenhos que eram produtos fornecidos pelas unidades da Impress na Europa e que a partir de Fevereiro/2010 serão fabricados aqui no Brasil, oferecendo aos clientes a possibilidade de compra desses produtos com prazos de entrega cada vez menores a preços internacionais bastante competitivos”.
Com o incentivo do IPI e o posicionamento das empresas do setor de aproveitar o momento para investir cada vez mais em tecnologia e novidades, o ano de 2010 promete ser muito interessante para toda a cadeia produtiva e comercial de móveis e madeira.
Fonte: Listo! Comunicação, Marketing e Conteúdo.
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