Voltar

Notícias

05
jan
2010
(AQUECIMENTO GLOBAL)
Sudão começa a exportar etanol
O país embarcou seu primeiro carregamento, de 5 milhões de litros, para União Européia. A Kenana Sugar Company planeja exportar esse volume todos os meses.

A Kenana Sugar Company (KSC), dona da primeira usina sudanesa de etanol, realizou seu primeiro embarque do combustível na semana passada. Foram exportados 5 milhões de litros para países da União Européia, a um preço inicial de 450 euros por metro cúbico. A informação foi divulgada pela embaixada do Sudão em Brasília.

Segundo o diretor de marketing da KSC, Hassan Hashim Erwa, a empresa planeja exportar mais 5 milhões de litros por mês para países da Europa e África. Além disso, o Sudão está tentando implementar o uso do etanol como combustível em seus automóveis, como é feito no Brasil.

Até 2013, a empresa sudanesa quer aumentar sua capacidade de produção para 200 milhões de litros de etanol por ano. Entre 2009 e 2010, a produção de açúcar na usina deve ficar em 750 mil toneladas. O projeto é um esforço da empresa sudanesa com o Ministério de Energia e a Companhia GIAD, de indústria pesada.

A planta foi inaugurada em junho dentro do complexo da Kenana, que fica 250 quilômetros ao sul da capital Cartum, nas margens do Nilo Branco. A fábrica foi construída pela empresa brasileira Dedini, que forneceu todo o maquinário e equipamentos. A capacidade de produção atual da usina é de 65 milhões de litros.

O Sudão é o maior produtor de cana-de-açúcar da África, com uma colheita de 1,2 milhão de toneladas por safra, e ainda há muita área disponível para ser explorada. O projeto da Kenana, que é estatal, começou a ser desenvolvido em 1980 e o açúcar produzido é exportado para países árabes e da África.

A Kenana já recebeu investimentos de mais de US$ 800 milhões. Além do governo sudanês, a empresa tem como sócios a Arábia Saudita, os Emirados Árabes, Kuwait e o Japão.

Fonte: ANBA - AgÊncia de Notícias Brasil-Árabe

Sindimadeira_rs ITTO