Voltar

Notícias

02
jan
2010
(EXPORTAÇÃO)
Argentina liberou licenças para calçados e tratores
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, afirmou que a Argentina liberou licenças para que o Brasil exporte calçados e tratores ao país vizinho.

A decisão foi tomada após encontro do ministro com uma comitiva argentina, na semana passada. Segundo Miguel Jorge, o país apresentou outra lista com produtos que podem ter licença liberada, não só para o Brasil, mas para exportadores de todo o mundo.

Algumas licenças impostas ao Brasil, como a para a entrada de calçados, chegam a demorar mais que 60 dias, o prazo-limite estabelecido pela OMC (Organização Mundial do Comércio). De acordo com o ministério, o sistema argentino não é informatizado, o que facilita esse tipo de procedimento.

Em contrapartida, o governo brasileiro liberou a entrada de frutas da Argentina. A medida vem em tempo para abastecer o mercado brasileiro no período de festas de fim de ano.

Miguel Jorge esteve reunido em almoço com repórteres. Falou também que é necessário que se discuta se o Mercosul é um bloco coeso. Defendeu que há muito mais para ser decidido, como a livre circulação de pessoas dos países membros e aceitação dos diplomas.

Questionado sobre a entrada do Mercosul ao bloco, o ministro respondeu que não vê nenhum problema em ter o país como novo membro.

Candidatos

Miguel Jorge afirmou ainda que nenhum empresário com quem tem conversado vê nenhum risco com os dois prováveis candidatos à Presidência, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o governador de São Paulo, José Serra. O mercado ficaria apreensivo com a entrada de um "fator novo" na disputa.

Fonte: Global 21

Sindimadeira_rs ITTO