Voltar

Notícias

14
dez
2009
(QUEIMADAS)
Prevfogo inicia temporada de prevenção e combate aos incêndios em Roraima
Tomaram posse no Projeto Brigada do Centro Especializado de Combate e Prevenção aos Incêndios Florestas - Prevfogo, desde o último dia 7 de dezembro no estado de Roraima, 120 brigadistas, que irão atuar nos municípios de Mucajai, Amajari, Pacaraima, Catá e Alto Alegre durante os meses de dezembro/2009 a maio/2010, época considerada temporada de prevenção e combate aos incêndios florestais daquele estado.

Antecipando-se ao sinistro, o Prevfogo adotou medidas preventivas e enviou para Roraima o chefe substituto do centro, José Lázaro de Araújo Filho, e a analista ambiental Ana Maria Canut Cunha para elaborarem o planejamento da atuação das brigadas. Disponibilizou também o apoio logístico para essas brigadas de incêndios com dez caminhonetes, um caminhão rodofogo móvel, com capacidade para transportar 25 combatentes, e equipamentos para o pronto atendimento ao combate. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano de Meneses Evaristo, também disponibilizou dois helicópteros equipados para atuarem no monitoramento e combate aos incêndios florestais, caso sejam necessários. As ações no estado contarão também com o apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Corpo e Bombeiros do Distrito Federal e demais órgãos estaduais.

Segundo o chefe do Prevfogo, Elmo Monteiro da Silva Junior, o Projeto das Brigadas municipais vem contribuindo para a redução das queimadas e substituição do fogo nas áreas rurais e florestais. O Pronafogo, lançado ontem pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reforça ainda mais o compromisso que o país tem para a redução de emissões de gazes de efeito estufa.

Diariamente, o setor de monitoramento do Prevfogo em Brasília acompanha os focos de calor no estado de Roraima, por meio dos satélites NOA 15 e 18, Goes-10, Terra-MT e Aqua-MT, emitindo boletins de alerta.

Fonte: Ibama

Sindimadeira_rs ITTO