Voltar

Notícias

11
dez
2009
(PAPEL E CELULOSE)
Indústrias de celulose contam com análise de terra
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) coordena um programa interlaboratorial, do qual participam 89 instituições públicas e privadas, de 12 estados brasileiros e do Uruguai, visando à melhoria da qualidade dos serviços de análise do solo oferecidos por laboratórios públicos e privados. Em operação desde 1984, o Ensaio de Proficiência IAC permite que laboratórios de análise para fins agrícolas afiram seus resultados de análise de solo para recomendação de calagem e adubação. Anualmente, amostras são enviadas aos laboratórios do programa em abril, junho, agosto, outubro e novembro.

O laboratório de análises de solo, do departamento de Ciência do Solo (LSO), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), realiza a prestação de serviços a uma variada gama de clientes, que inclui desde pequenos até grandes produtores agrícolas, empresas de reflorestamento, usinas de açúcar e álcool de diversos estados, como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

As análises de terra são realizadas para avaliar a fertilidade do solo e recomendar planos de calagem e adubação desde pequenas propriedades até grandes projetos de agricultura de precisão, para cultivos da cana-de-açúcar, soja, milho e reflorestamento para a indústria de celulose. Esse laboratório fechará o ano com cerca de 20 mil análises realizadas.

Fonte: Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs