Voltar

Notícias

19
nov
2009
(INDÚSTRIA)
Fim da crise gera expectativas para o setor madeireiro
Empresas confirmam participação na FEMADE e esperam a retomada dos negócios.

A indústria madeireira aposta no crescimento do mercado com o fim da crise financeira. Os representantes do setor mostram grande entusiasmo para a Feira Internacional da Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal - FEMADE 2010, que está em sua 6ª Edição. “Estamos apostando na retomada do mercado e na FEMADE, que detém totais condições de ser o principal evento do setor de madeira para a América Latina”, afirma Sigmar Sá, diretor executivo da Metalúrgica Turbina, de Gaspar (SC).

A Femade abrange toda a cadeia produtiva da madeira, desde a extração até a sua industrialização nos segmentos de compensados, painéis de MDF e MDP, indústria de esquadrias, pisos, decks e madeira para construção civil. Marcelo Luparia, proprietário da Maclinea, de Curitiba (PR), e presidente da Câmara Setorial para Máquinas e Equipamentos para Madeira (CSMEM) da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), diz que para 2010 vê um evento ainda mais forte, com o esforço dos organizadores, promotores e entidades. “Para 2010 também temos perspectivas de melhora das vendas e retomada dos investimentos”, afirma Luparia.

A escolha do Paraná para sediar o evento se deve ao fato dele ser o maior estado exportador do setor madeireiro e de produtos derivados, sendo responsável por 31% das vendas nacionais, além de concentrar expressivo número de empresas fabricantes de máquinas e equipamentos. A Femade 2010 acontecerá de 24 a 28 de maio de 2010, no Expotrade, em Pinhais - região metropolitana de Curitiba (PR).

Henriete Benecke, diretora da Benecke, de Timbó (SC), lembra ainda que a empresa considera a Femade a principal feira do setor madeireiro. “Hoje, em administração conjunta com os organizadores da Ligna – principal feira européia do setor, temos certeza que o evento fica ainda mais forte e poderá trazer novas oportunidades comerciais”.

A Fezer, de Caçador (SC), também aposta na feira para a retomada dos negócios. “A Femade é uma feira de referência para o Brasil e a América Latina. Além disso, as novas ações propostas pela organização e a perspectiva positiva para 2010 nos animam”, conta Gustavo Mostiack, diretor comercial da empresa.

Opinião semelhante tem a Brazilian Pine, de Bento Gonçalves (RS). De acordo com Priscila Belitzki, gerente de vendas da empresa, a expectativa é que a feira surpreenda, já que as vendas neste ano estiveram em baixa. “Esperamos retomar o contato com muitos fornecedores e clientes, já que muitos deles se afastaram do mercado”, diz.

APOIOS – A FEMADE conta com promoção da Deutsche Messe/Hannover Fairs Sulamérica, realização da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, e apoio do SIMOV – Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná, APAM – Associação Paranaense dos Atacadistas e Varejistas de Produtos para Marcenaria, SENAI/CETMAM – Centro Tecnológico da Madeira e Móveis, SEBRAE/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, e IPD – Instituto de Promoção do Desenvolvimento.

Recentemente, também declaram apoio ao evento a ABIPA – Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira, a ANPM – Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira e a SBEF – Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais.

Fonte: RG Comunicação

ITTO Sindimadeira_rs