Voltar

Notícias

14
nov
2009
(CARBONO)
PF lança "Carbono Neutro" no Acre
Programa visa compensar a emissão de gases causadores do efeito estufa com o plantio mudas de árvores nativas.

A Polícia Federal (PF) lança amanhã no Estado o programa "Carbono Neutro", iniciativa que visa compensar a emissão de gases causadores do efeito estufa através do plantio de mudas de árvores nativas

A plantação neste ano tem o objetivo de neutralizar as emissões de gás carbono (GEE - Gases de Efeito Estufa) referentes ao ano de 2008. Para isso, será feito o plantio de mais de 40 mil mudas em todo o país.

Com uma atitude pioneira, a Polícia Federal elaborou o seu próprio inventário dos envios de GEEs. O estudo sobre as emissões produzidas pelas atividades da PF dimensionou quantas árvores o órgão precisaria plantar para neutralizar as emissões provocadas por atividades como transporte, viagens, uso de papel e energia elétrica.

O plantio de árvores minimiza a ação destes gases, além de recompor a biodiversidade. As árvores plantadas sequestram parte do carbono da atmosfera por meio da fotossíntese, fixando-o em sua biomassa. É a chamada neutralização de carbono.

Esse é um programa de caráter continuado da Polícia Federal, que ocorrerá pela primeira vez no Acre, com o plantio de 1,5 mil mudas de árvores de diversas espécies. Para o lançamento do programa no Estado, estão previstas solenidades amanhã em Rio Branco e nas unidades centralizadas em Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.

Fonte: Amazônia.org.br

ITTO Sindimadeira_rs