Voltar

Notícias

31
out
2009
(MEIO AMBIENTE)
Agronegócio sustentável deve promover inclusão social
Especialistas discutem o tema 'Agricultura Sustentável e Produção de Alimentos' durante o 'XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas' e o '3º InfoDev Fórum Global de Inovação e Empreendimento', em Santa Catarina.

Agricultura Sustentável e Produção de Alimentos foi o tema de uma sessão plenária na tarde da quarta-feira (28), dentro da programação do 'XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas' e do '3º InfoDev Fórum Global de Inovação e Empreendimento', em Santa Catarina. Os dois eventos prosseguiram até sexta-feira (30) no Costão do Santinho, em Florianópolis.

A sessão plenária contou com as participações de Mariana Campos, especialista em Inovação e Incubação da Embrapa; Ganga Vidya, coordenadora de Movimento em Conhecimento Rural da Fundação de Pesquisa Swaminathan, na Índia; de Kiran Sharma, chefe de Agronegócios do instituto Icrisat, também da Índia; de Jayesh Ravjee, gerente sênior da incubadora Seda, da África do Sul; e de Theresa Arke, diretora da instituição Pacific Spices, da Nova Guiné.

O moderador do encontro foi Paulo Alvim, gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional. “O agronegócio sustentável é um assunto relevante e no Brasil isso tem sido trabalhado com a relação entre produção de alimentos, de fibras e da agroenergia”, afirmou o gerente.

Kiran Sharma abordou o grave cenário da falta de alimentos em países pobres, afetados por catástrofes naturais e pela crise econômica, entre outros fatores. O palestrante assinalou que 300 milhões de pessoas no mundo não dispõem de nenhum meio para sua subsistência e ressaltou o papel do agronegócio como instrumento para mudança. "A agricultura tem um grande potencial para a sustentabilidade. É preciso diversificar a produção e gerar receitas”, afirmou.

Sharma explicou que o papel da Icrisat é desenvolver tecnologia e também facilitar o acesso a ela. A instituição que ele representa criou na Índia um parque tecnológico que trabalha com a incubação de empresas e com a biotecnologia para o agronegócio.

Ganga Vidya falou que a Fundação Swaminathan se inspira na Revolução Verde que ocorreu na Índia na década de 60. O movimento buscava caminhos para uma agricultura mais natural. A instituição indiana trabalha com conceitos como a agricultura orgânica e as cidades verdes, localidades que utilizam energias renováveis e elementos não poluentes.

Serviço: Agência Sebrae de Notícias - (0xx61) 3348-7138 e 2107-9362 http://www.agenciasebrae.com.br.

Fonte: Envolverde / Agência Sebrae

ITTO Sindimadeira_rs