Voltar

Notícias

17
out
2009
(CARBONO)
Greenpeace questiona eficácia de projeto 'modelo' de redução de emissões
Um projeto anunciado como "modelo" de redução de emissões por desmatamento e degradação de florestas (Redd, na sigla em inglês) na Bolívia teve a sua eficácia duramente questionada por um estudo divulgado pelo Greenpeace nesta quinta-feira.

O Projeto de Ação Climática Noel Kempff foi financiado pelas empresas americanas American Electric Power, BP America e PacifiCorp, que em 12 anos injetaram mais de US$ 10 milhões na criação de uma área de proteção florestal no nordeste da Bolívia.

As empresas compraram áreas de madeireiras, e o governo criou o Parque Nacional Noel Kempff Mercado. Os créditos pelas emissões evitadas foram divididos entre as empresas (51%) e o governo (49%).

Inicialmente, de acordo com o relatório do Greenpeace, os cálculos indicavam que a iniciativa evitaria a emissão de 55 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos, no entanto, um auditor externo reduziu o número para 5,8 milhões.

As empresas do projeto de Redd boliviano, entretanto, afirmaram ao Departamento de Energia americano ter poupado 7,4 milhões de toneladas de CO2.

Fonte: BBC - British Broadcasting Corporation

ITTO Sindimadeira_rs