Voltar

Notícias

14
out
2009
(PAPEL E CELULOSE)
Vendas de papelão ondulado surpreendem
As vendas do setor de papelão ondulado atingiram 205,7 mil toneladas em setembro deste ano, um crescimento de 6,11% em relação ao mês de agosto (193,9 mil toneladas) e de 5,05% em relação ao mesmo mês de 2008 (195,8 mil toneladas).

Os dados são da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O setor acumula vendas de 1,645 milhão de toneladas até setembro, 4,45% abaixo do registrado no ano passado (1,722 milhão de toneladas).

O presidente da ABPO, Paulo Sérgio Peres, avalia que "as vendas de setembro ficaram acima das previsões do setor", sendo a primeira importante variação positiva pós-crise. A produção mensal é maior desde outubro de 2008 (208,2 mil toneladas).

O setor de papelão ondulado-utilizado para embalagens - é visto como um termômetro do nível de atividade geral, porque tende a refletir o ritmo de expansão da economia. A oscilação das vendas serve como indício das expectativas dos empresários, o que repercute no ritmo das encomendas e da produção do setor.

Se essa indústria vende menos do que o esperado, por exemplo, o comportamento das vendas pode ser um sinal de que os clientes estão menos otimistas com o futuro dos seus negócios e, portanto, optaram por reduzir o ritmo das encomendas e da produção.

Fonte: Folha Online/Celulose Online

Sindimadeira_rs ITTO