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Notícias
12
set
2009
(GERAL)
Avaliação preliminar dos cursos de engenharia florestal no ano de 2008
O MEC publicou na primeira semana de setembro de 2009 a avaliação nacional dos cursos de nível superior referente ao ano de 2008, entre eles, os cursos de Engenharia Florestal.
Consta, conforme levantamentos realizados por BANTEL (2007) e BANTEL; PINHEIRO (2009) a existência ou autorização de funcionamento de 58 cursos de Engenharia Florestal no início do ano de 2009, sendo avaliados 40 destes pelo INEP-MEC no ano de 2008. O sistema de avaliação abrange o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (Conceito IDD).
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) tem como base o desempenho dos estudantes no ENADE 2008 e o próprio IDD, que aponta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de variáveis de insumo como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica do curso.
Os trabalhos de recomendações quanto ao ideal nas quantidades, localizações, justificativas de existência de cursos de Engenharia Florestal desenvolvidos a partir de 2002 por BANTEL (2002) não abrangem o item de avaliação conceitual.
Os resultados são surpreendentes e merecem profunda reflexão por parte dos dirigentes de cursos, em todos os âmbitos.
Proporcionalmente a maior concentração de cursos não avaliados encontra-se no na região norte e a menor na região sul, sendo nas demais regiões igualmente distribuída.
Considerando-se os 27 cursos avaliados e qualificados dos 58 existentes, podemos considerar que:
- 26% dos cursos têm qualificação como insatisfatórios, com maior concentração na região sul do país;
- 37% dos cursos têm qualificação como razoáveis, com maior concentração na região sudeste do país e;
- 37% dos cursos têm qualificação como bons, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do país.
Veja relatório completo:
www.painelflorestal.com.br/exibeNews.php?id=5431&cod_editorial=&url=news.php&pag=0&busca=
Consta, conforme levantamentos realizados por BANTEL (2007) e BANTEL; PINHEIRO (2009) a existência ou autorização de funcionamento de 58 cursos de Engenharia Florestal no início do ano de 2009, sendo avaliados 40 destes pelo INEP-MEC no ano de 2008. O sistema de avaliação abrange o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (Conceito IDD).
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) tem como base o desempenho dos estudantes no ENADE 2008 e o próprio IDD, que aponta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de variáveis de insumo como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica do curso.
Os trabalhos de recomendações quanto ao ideal nas quantidades, localizações, justificativas de existência de cursos de Engenharia Florestal desenvolvidos a partir de 2002 por BANTEL (2002) não abrangem o item de avaliação conceitual.
Os resultados são surpreendentes e merecem profunda reflexão por parte dos dirigentes de cursos, em todos os âmbitos.
Proporcionalmente a maior concentração de cursos não avaliados encontra-se no na região norte e a menor na região sul, sendo nas demais regiões igualmente distribuída.
Considerando-se os 27 cursos avaliados e qualificados dos 58 existentes, podemos considerar que:
- 26% dos cursos têm qualificação como insatisfatórios, com maior concentração na região sul do país;
- 37% dos cursos têm qualificação como razoáveis, com maior concentração na região sudeste do país e;
- 37% dos cursos têm qualificação como bons, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do país.
Veja relatório completo:
www.painelflorestal.com.br/exibeNews.php?id=5431&cod_editorial=&url=news.php&pag=0&busca=
Fonte: BANTEL/Painel Florestal
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