Voltar

Notícias

20
ago
2009
(MADEIRA E PRODUTOS)
Custos da madeira representam 53% dos custos das fábricas de celulose no mundo
No primeiro trimestre deste ano o componente de maior custo de fabricação de celulose foi o custo da fibra da madeira. No primeiro trimestre de 2009 este custo foi de 53%.

Os custos relativo e nominal da madeira declinaram no ano passado. Os países com maiores custos de madeira (como porcentagem do custo total de fabricação) foram Japão, China e Finlândia, de acordo com levantamento de informações feito pela Fisher International, junto a 640 fabricantes de celulose no mundo todo.

Utilizando o Índice de Viabilidade, que indica o risco de fechamento de uma planta industrial, as fábricas foram rankeadas em relação à sua competitividade. Análise adicional a partir dos dados do Índice de Viabilidade apontou que mesmo em países de baixo risco, as plantas individuais estavam na categoria de alto risco.

Os custos médios das fibras de madeira para celulose caíram cerca de 15% no mundo todo. O índice global para madeira de coníferas foi de US$ 90,00 / t a.s. e de US$ 94,92 / t a.s. para madeira de não coníferas no segundo trimestre de 2009.

Fonte: Adaptado por SBS de WRI

Sindimadeira_rs ITTO