Voltar

Notícias

20
ago
2009
(MADEIRA E PRODUTOS)
Apagão florestal só em 2013 prevê AMS
Conforme a Associação Mineira de Silvicultura – AMS, Minas Gerais, o ápice do apagão florestal estava previsto para ocorrer em 2011, mas com a queda do consumo - gerado pelo desaquecimento do mercado - a previsão é que ocorra em 2013. De acordo com a entidade, este quadro se tornou irreversível uma vez que para afastar esta possibilidade seria necessário o plantio de 360 mil hectares de florestas anualmente durante os próximos sete anos.

O reflorestamento em Minas nunca atingiu este patamar. Além disso, a queda no faturamento das empresas do setor guseiro do Estado - um dos mais prejudicados pela retração econômica provocada pela crise financeira internacional - deverá provocar uma redução de 50% da área plantada de eucalipto neste ano em relação a 2008, quando o plantio chegou a 198 mil hectares.

Mesmo com apenas 20% dos altos-fornos do Estado em operação, as sobras de eucalipto não serão suficientes para conter o agravamento do cenário de desequilíbrio entre a oferta e a demanda pelo insumo. A demanda pelo carvão vegetal em Minas é tão alta que a área plantada atende apenas 40% das encomendas da indústria, o restante é comprado de outros Estados.

Fonte: AMS

ITTO Sindimadeira_rs