Voltar

Notícias

16
jul
2009
(QUEIMADAS)
Começa período de proibição de queimadas em Mato Grosso
Começou nesta quarta-feira (15) o período em que estão proibidas as queimadas no estado de Mato Grosso. A proibição vai até 15 de setembro, mas pode ser prorrogada se as condições climáticas exigirem informa o governo do estado. A Amazônia já entrou no período conhecido localmente como “verão”, quando diminui a incidência de chuvas e aumenta a quantidade de incêndios florestais.

No período de proibição, quem for flagrado provocando queimadas pode receber multas que variam de R$ 1.000 por hectare (10 mil m²) nas áreas já desflorestadas a R$ 1.500 por hectare nas áreas de vegetação, além de ser preso e responder criminalmente por isso. A pena nesses casos é de até 4 anos de prisão, segundo lei federal.


De acordo com dados do Instituto Nacional e Pesquisas Espaciais (Inpe), no período de 1º de janeiro a 13 de julho deste ano, foram registrados em Mato Grosso, 6.639 focos de queimadas. A evolução desses dados pode ser acompanhada no mapa interativo do Globo Amazônia. O leitor pode ainda registrar seu protesto contra a destruição da floresta.

Fonte: Globo Amazônia

ITTO Sindimadeira_rs