Voltar

Notícias

16
jul
2009
(PAPEL E CELULOSE)
Suzano papel e celulose e Vale formalizam contratos de parceria
A Suzano Papel e Celulose e a Vale SA (Vale) ratificam parceria no desenvolvimento de base florestal e de logística de transportes para a unidade de celulose que será implantada no sul do Maranhão e que deve entrar em operação em 2013.

Nesta oportunidade estão sendo assinados três contratos que garantirão a produção de 1,3 milhões de toneladas de celulose anualmente na primeira linha:

a. Fornecimento de madeira de eucalipto pela Vale entre 2014 e 2028, além de possibilidades de renovação. A matéria-prima será proveniente do Vale Florestar, projeto de iniciativa da Vale que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável para a região amazônica, através de reflorestamento com espécies nativas e exóticas e beneficiar um total de 300 mil hectares, com a proteção de florestas nativas, recuperação de áreas degradadas e plantio comercial. "Esta parceria contribuirá para a sustentabilidade do Vale Florestar, que é uma das maiores iniciativas de preservação da Amazônia em curso atualmente", afirma Antonio Maciel Neto, presidente da Suzano Papel e Celulose.

b. Compra de 84,7 mil hectares de terras da Vale, sendo 34,5 mil hectares já plantados com eucaliptos, além de áreas destinadas à preservação permanente e reserva legal, que serão mantidas. O preço de aquisição desses ativos é de R$ 235 milhões.

c. Um contrato de logística, em que a Vale assume a responsabilidade pelo transporte da celulose (a partir de 2014 até 2043) da nova unidade de produção no sul do Maranhão até um porto na região de São Luiz (que será definido oportunamente), valendo-se das Ferrovias Carajás e Norte-Sul.

Estas medidas asseguram o início de operação da Unidade de Celulose no Sul do Maranhão em 2013 em bases competitivas, fazendo parte de um dos maiores projetos de reflorestamento sustentável do País. Esta nova planta, portanto, contará com suprimento de madeira proveniente de plantios próprios de eucalipto na região, contratos com produtores regionais na modalidade de fomento, plantios de eucalipto do Programa Vale Florestar em implantação pela Vale no Estado do Pará desde 2007 e ativos florestais adquiridos da Vale localizados no Sudoeste do Estado do Maranhão.

Além destes contratos definitivos que regulam o futuro fornecimento de madeira, foi firmado convênio para cooperação tecnológica entre as duas empresas, que tem como objetivo aproveitar sinergias entre as pesquisas já desenvolvidas e utilizadas pela Vale na região e o aporte de tecnologia em melhoramento genético e manejo florestal da Suzano.

O crescimento da Suzano inclui também outra fábrica de celulose a ser implantada em 2014 no Piauí, com capacidade igualmente de 1.3 milhões de toneladas atuais. Dessa forma, a adição destas novas produções à capacidade atual de 1.7 milhão, fará com que a empresa atinja uma produção total de celulose de mercado de 4.3 milhões de toneladas em 2014.

Até o final deste ano, haverá decisões quanto ao cronograma de implantação de uma terceira linha de produção de celulose e da ampliação da produção da Unidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia.

De acordo com Maciel, "a implantação destes projetos permitirá mais do que dobrar nossa produção anual de celulose, elevando a capacidade total de produtos para mais de 6 milhões de toneladas anuais, consolidando a empresa como um dos maiores produtores mundiais e reforçando o compromisso com a adoção de práticas de responsabilidade social e ambiental e de desenvolvimento sustentável das regiões onde está presente".

Fonte: Maxpressnet

Sindimadeira_rs ITTO