Voltar
Notícias
24
jun
2009
(PAPEL E CELULOSE)
Líder europeia em embalagens se instala no Brasil
A Weidenhammer Packaging Group (WPG), líder europeia na produção de latas multifolhadas (formada com várias camadas de papel de alta resistência), tambores compostos e embalagens plásticas, informou que está ampliando sua atuação na América do Sul a partir de uma estrutura local de vendas e de suporte técnico.
Em parceria com o Grupo HZ, da Argentina, a indústria estruturou uma equipe de vendas própria, especializada no desenvolvimento do mercado local de latas multifolhadas. Oliver Wolff, Diretor Regional para América do Sul & Europa Oriental estima que a empresa instale uma planta na América do Sul em 2010 ou 2011.
Hoje a Weidenhammer detém mais de 50% do mercado europeu de latas multifolhadas sendo que 70% de seus negócios estão focados no setor de alimentos. O principal cliente nesta área, em volume, é a Procter & Gamble com as batatas Pringles. Outras marcas fortes no portifólio da empresa são Knorr, Nescafé, Nesquick, Pall Mall e Marlboro, estas duas últimas na área de tabaco.
Entre as novidades trazidas pela Weidenhammer para o mercado sul-americano está a linha completa de latas multifolhadas, especialmente indicada para alimentos, bebidas instantâneas, tabaco, candies e snacks, produtos para cuidado pessoal e farmacêuticos, pet food, produtos para jardinagem e químicos em geral, em pó ou granulado. Há ainda uma linha específica para alimentos destinados ao food service e/ou mercado institucional.
Linha de embalagens
O principal diferencial da linha de embalagens da Weidenhammer é o sistema de fechamento por membrana, em alumínio ou papel revestido, com um custo, em média, 25% inferior ao dos sistemas convencionais. Este fechamento por membrana também propicia a aplicação de sobretampas com “design” diferenciado.
Outra característica do sistema da Weidenhammer é que toda a embalagem – corpo, tampa (membrana) e sobretampa – é formada em uma única operação e entregue para o cliente pronta para ser envasada com o produto. “Este processo elimina duas etapas na linha de produção e um eventual investimento, por conta do cliente, em equipamentos especiais para a aplicação da tampa e da sobretampa”, lembra Oliver.
As latas multifolhadas estão disponíveis em 14 opções de formato circular e oito opções de formato retangular, com volumes que variam de 50 ml a 5 litros. Além da impressão na própria embalagem, elas podem ser personalizadas com sistemas de decoração como hot stamping, relevos e vernizes de alto brilho, com reserva.
A Weidenhammer também oferece para o mercado sul-americano uma linha de embalagens específica para food service e para produtos perigosos, com certificação UN (Grupos II e III). Esta linha para grandes volumes é apresentada nos formatos retangular e redondo, com distintos tamanhos de base, diversas barreiras e proteção extra para armazenamento e utilização em ambientes úmidos. Os tambores são dotados ainda de tampas e alças plásticas que facilitam o uso e o transporte das embalagens.
Todas as embalagens da Weidenhammer são produzidas a partir de parâmetros de higiene, qualidade e segurança internacionalmente reconhecidos. Na Alemanha a empresa possui a certificação ISO 9001:2000 desde 1995. Além disso, desde 2005, todas as plantas de produção na Alemanha e a planta da Bélgica, em Mechelen, estão certificadas pelos padrões do BRC (Consórcio Britânico do Varejo) e do IoP (Instituto de Embalagem).
Nos últimos anos a Weidenhammer investiu €1 milhão em pessoal e infraestrutura para manter os padrões de higiene de suas fábricas. Toda a matéria-prima de base celulósica usada pela empresa é comprada, exclusivamente, de empresas que atendem aos altos de qualidade internacionais. Todos os produtos da empresa também podem ser rastreados dentro da cadeia de suprimento o que permite identificar cada item individualmente e ligá-lo a um pedido específico.
Sobre a Weidenhammer
Com 12 plantas, cerca de 970 funcionários, uma produção de quase 4 milhões de embalagens por dia e vendas anuais de € 190 milhões em 2009, a Weidenhammer Packaging Group (WPG) é uma das líderes mundiais no fornecimento de latas multifolhadas, tambores compostos, tubos de luxo e embalagens plásticas.
Estabelecida em Hockenheim, Alemanha em 1955, a empresa familiar trabalhou nos últimos 50 anos para tornar-se líder em mercado e em tecnologia nestes segmentos.
Em parceria com o Grupo HZ, da Argentina, a indústria estruturou uma equipe de vendas própria, especializada no desenvolvimento do mercado local de latas multifolhadas. Oliver Wolff, Diretor Regional para América do Sul & Europa Oriental estima que a empresa instale uma planta na América do Sul em 2010 ou 2011.
Hoje a Weidenhammer detém mais de 50% do mercado europeu de latas multifolhadas sendo que 70% de seus negócios estão focados no setor de alimentos. O principal cliente nesta área, em volume, é a Procter & Gamble com as batatas Pringles. Outras marcas fortes no portifólio da empresa são Knorr, Nescafé, Nesquick, Pall Mall e Marlboro, estas duas últimas na área de tabaco.
Entre as novidades trazidas pela Weidenhammer para o mercado sul-americano está a linha completa de latas multifolhadas, especialmente indicada para alimentos, bebidas instantâneas, tabaco, candies e snacks, produtos para cuidado pessoal e farmacêuticos, pet food, produtos para jardinagem e químicos em geral, em pó ou granulado. Há ainda uma linha específica para alimentos destinados ao food service e/ou mercado institucional.
Linha de embalagens
O principal diferencial da linha de embalagens da Weidenhammer é o sistema de fechamento por membrana, em alumínio ou papel revestido, com um custo, em média, 25% inferior ao dos sistemas convencionais. Este fechamento por membrana também propicia a aplicação de sobretampas com “design” diferenciado.
Outra característica do sistema da Weidenhammer é que toda a embalagem – corpo, tampa (membrana) e sobretampa – é formada em uma única operação e entregue para o cliente pronta para ser envasada com o produto. “Este processo elimina duas etapas na linha de produção e um eventual investimento, por conta do cliente, em equipamentos especiais para a aplicação da tampa e da sobretampa”, lembra Oliver.
As latas multifolhadas estão disponíveis em 14 opções de formato circular e oito opções de formato retangular, com volumes que variam de 50 ml a 5 litros. Além da impressão na própria embalagem, elas podem ser personalizadas com sistemas de decoração como hot stamping, relevos e vernizes de alto brilho, com reserva.
A Weidenhammer também oferece para o mercado sul-americano uma linha de embalagens específica para food service e para produtos perigosos, com certificação UN (Grupos II e III). Esta linha para grandes volumes é apresentada nos formatos retangular e redondo, com distintos tamanhos de base, diversas barreiras e proteção extra para armazenamento e utilização em ambientes úmidos. Os tambores são dotados ainda de tampas e alças plásticas que facilitam o uso e o transporte das embalagens.
Todas as embalagens da Weidenhammer são produzidas a partir de parâmetros de higiene, qualidade e segurança internacionalmente reconhecidos. Na Alemanha a empresa possui a certificação ISO 9001:2000 desde 1995. Além disso, desde 2005, todas as plantas de produção na Alemanha e a planta da Bélgica, em Mechelen, estão certificadas pelos padrões do BRC (Consórcio Britânico do Varejo) e do IoP (Instituto de Embalagem).
Nos últimos anos a Weidenhammer investiu €1 milhão em pessoal e infraestrutura para manter os padrões de higiene de suas fábricas. Toda a matéria-prima de base celulósica usada pela empresa é comprada, exclusivamente, de empresas que atendem aos altos de qualidade internacionais. Todos os produtos da empresa também podem ser rastreados dentro da cadeia de suprimento o que permite identificar cada item individualmente e ligá-lo a um pedido específico.
Sobre a Weidenhammer
Com 12 plantas, cerca de 970 funcionários, uma produção de quase 4 milhões de embalagens por dia e vendas anuais de € 190 milhões em 2009, a Weidenhammer Packaging Group (WPG) é uma das líderes mundiais no fornecimento de latas multifolhadas, tambores compostos, tubos de luxo e embalagens plásticas.
Estabelecida em Hockenheim, Alemanha em 1955, a empresa familiar trabalhou nos últimos 50 anos para tornar-se líder em mercado e em tecnologia nestes segmentos.
Fonte: Celulose Online.
Notícias em destaque

Focos de fogo caem 46 por cento no Brasil no 1º semestre, aponta INPE
O Brasil registrou uma queda expressiva no número de focos de fogo no primeiro semestre de 2025. De acordo com o INPE, houve uma...
(QUEIMADAS)

Mercado de madeira projetada deve ser avaliado em US$ 427,3 bilhões até 2033
A Allied Market Research publicou um relatório intitulado "Participação no Mercado de Madeira Projetada por...
(MERCADO)

Destaques do comércio de madeira e produtos de madeira (W&WP)
De acordo com o Departamento de Alfândega do Vietnã, as exportações de W&WP em maio de 2025 atingiram US$ 1,4...
(INTERNACIONAL)

Peru sedia workshop regional sobre estatísticas florestais para a América do Sul
Com a participação de representantes de treze países sul-americanos, foi realizado em Lima, em 24 de junho, um Workshop...
(INTERNACIONAL)

Alerta nas florestas: a chegada da vespa-da-madeira ameaça os pinus brasileiros
A chegada da vespa-da-madeira Sirex obesus às plantações paulistas acende um alerta nacional: mortalidade acelerada de pinus,...
(GERAL)

Nova Série H da John Deere traz colheita florestal mais rápida, econômica e confortável
A John Deere apresenta a nova Série H de máquinas florestais com maior eficiência, menor consumo de combustível e...
(MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS)