Voltar

Notícias

25
mai
2009
(MÓVEIS)
Setor moveleiro terá programa tecnológico
Várias empresas do setor moveleiro de Passos já aderiram ao Programa de Avancagem Tecnológica (PAT), que tem por objetivo aproveitar ao máximo a estrutura já montada para reduzir gastos e desperdícios. O programa foi apresentado na quinta-feira (21), durante encontro organizado pela Prefeitura de Passos em parceria com o Sebrae - Minas Microrregião de Passos .

Dos 20 empresários presentes, sete já aderiram ao programa, o que já viabiliza a sua implantação. Ao falar sobre o projeto, o assessor do Gabinete do Prefeito, Gleisson Oliveira Bueno, destacou a importância do trabalho de mobilizar o setor “buscando estimular a união e o crescimento de todos”. Segundo ele, cidades como Ubá e Tiradentes desenvolveram o setor moveleiro após um trabalho parecido. “Temos todas as condições de fazer o mesmo aqui, gerando um impacto positivo na economia do município”, ressaltou.

Gleisson disse que ele e o agente de exportação Ricardo Andrade estão desenvolvendo um planejamento estratégico que tem por objetivo preparar o setor para ampliar ainda mais suas vendas no mercado nacional e ganhar o mercado internacional. Um dos próximos passos é levar representantes da indústria de móveis da cidade para participarem de uma feira nacional e internacional, que ocorrerá em São Paulo, no segundo semestre.

A atendente do Sebrae-Passos, Marlene Imaculada Ramos, que ministrou a palestra aos empresários da indústria moveleira, disse que o PAT é voltado para cinco setores: moveleiro, de confecções, de plásticos,cerâmico e metal-mecânico. O programa, que tem a duração de um mês,analisa cada empresa, repassando orientações que contribuem para reduzir desperdícios, melhorar a utilização da estrutura montada e diminuir custos. “A introdução de algumas técnicas poderá contribuir para otimizar o trabalho desenvolvido pela empresa, garantindo uma melhor utilização da estrutura que ela já tem”, declarou ela. A previsão de Marlene é que o programa comece dentro de 30 a 40 dias, em Passos.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos

Sindimadeira_rs ITTO